Ideias Sustentáveis

5 idéias sustentáveis muito curiosas que podem fazer diferença

Ideias sustentáveis são sempre bem-vindas, o difícil é conseguir tê-las, ainda mais, aplicá-las. Neste artigo trouxemos 10 prática ideias um tanto inusitadas, mas muito bem-vindas,  que com certeza se aplicadas em grande escala podem fazer uma grande diferença na preservação do meio ambiente.

1 – Hotel oferece refeições de graça para quem pedalar para gerar eletricidade

bicicleta que gera eletricidade

Um hotel em Copenhague, Dinamarca, lanço uma promoção no mínimo inusitada. Quem produzir 10 Watts/hora, o que equivale a cerca de 15 minutos de pedalada ganha uma refeição no Crown Plaza Hotel.

Além da refeição você ganha saúde, pois que mal pode fazer uma pedalada? E além de tudo ajuda o Planeta, e claro, o hotel, que assim economiza com energia.

A bicicleta fica ligada em um gerador de eletricidade para os hóspedes e voluntários. Depois da saudável pedalada o hóspede recebe um vale-refeição no valor de 26 euros, equivalente a aproximadamente 60 reais. Poxa! Até eu fiquei com vontade de pedalar agora.

2 – Bar capta energia produzida frequentadores na pista de dança

energia produzida pela dança

Você já deve ter ouvido falar de que é possível produzir energia em uma boate apenas com o movimento das pessoas que estão lá curtindo.

Pensando nisso, o dono do Bar Surya, na cidade de Londres, reformou a sua pista de dança pensando em economizar umas boas libras com a energia gerada com a dança em seu estabelecimento.

No chão, foram colocadas placas que quando são pressionadas são capazes de absorver esta energia e transforma-la em eletricidade.

Essa energia é utilizada para as necessidades do bar, que segundo o seu dono, Andrew Charalambous, representa uma economia de 60%  da conta de luz.

Pois é, desenvolvimento sustentável também gera uma renda e tanto.

3 – Cabaré na França oferece desconto aos clientes que forem de bicicleta

cabaré ecologico

Quem disse que ideias sustentáveis não tem a ver com diversão, digamos assim, adulta! Para atrair frequentadores o dono do cabaré Maison D’ envie, o senhor Thomas Goetz teve uma grande ideia. Quem chegar de bicicleta vai ganhar desconto. Ou seja, saúde em dobro. E ajuda a natureza.

O desconto é de 5 euros para quem for de bicicleta ou se o casal provar que foi utilizando transporte público.

Com essa simples ideia de marketing sustentável o dono conseguiu dar uma boa driblada na crise.

4  – A impressora que não usa tinta nem papel

4 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel

Alguma vez você imaginou que seria possível utilizar uma impressora sem tinta e papel? Pois saiba que essa tecnologia já existe. A impressora Pre Peat tem um jeito bastante inovador de produzir suas impressões.

A tecnologia funciona da seguinte forma, é utilizado um plástico especial que pode ser utilizado até mil vez e a impressão é feita através da temperatura, depois de feita uma impressão, ela pode ser sobreposta com outra através da diferença de temperatura.

Outra vantagem bastante relevante é que as impressões são a prova de água.

5 – Universidade constrói “telhado verde”

Telhado de grama

Na arquitetura moderna uma das novas tendências que vêm ganhando fôlego ultimamente é o Design Verde, em que consiste em construir com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente e em harmonia com a natureza.

Foi mais ou menos isso que fez a Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica em Cingapura, na cidade de Nanyang.

Chama a atenção na construção a grande cobertura vegetal no telhado com uma forma orgânica que se mistura com a natureza ao seu redor.

São várias as vantagens desse tipo de construção, como a economia de energia com gasto ar condicionado, pois os telhados dissipam melhor a energia do sol e na absorção da água da chuva. Além é claro de dar toque um toque de beleza para a construção.

Você conhece alguma ideia sustentável? Deixe seu comentário e nos diga o que achou deste artigo.

Veja também:

O que você achou dessas 5 ideias sustentáveis? Tem alguma ideia que você quer compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você