Glândulas Salivares: Anatomia, função – Onde ficam
As glândulas salivares estão localizadas na boca e tem a função de produzir a saliva, ajudando assim na digestão e na lubrificação da cavidade bucal
As glândulas salivares são estruturas presentes na boca e são responsáveis pela produção da saliva, que auxilia na digestão dos alimentos e ajuda a proteger as mucosas da boca.
Existem três tipos de glândulas salivares:
- parótida
- as sublinguais
- submandibulares
Localização das glândulas salivares
As glândulas salivares estão localizadas no interior da cavidade bucal e são classificadas de acordo com a localização no interior da boca.

Função das glândulas salivares
A sua principal função é a produção e excreção da saliva.
A produção de saliva
A saliva é composta principalmente de água, eletrólitos, proteínas e enzimas. Ele protege e limpa a membrana mucosa da boca da garganta e é a primeira estação de defesa para patógenos.
Além disso, ele quebra o amido e as proteínas dos alimentos para processamento posterior no estômago e transporta seus sabores.
A saliva liquefaz o alimento e facilita o processo de deglutição. A saliva é importante para a proteção dos dentes, pois neutraliza os ácidos e endurece o esmalte dentário com seus minerais.
Finalmente, as próprias substâncias do corpo (por exemplo, iodo, anticorpos) e substâncias estranhas (antibióticos, metais pesados, vírus, etc.) são excretadas na saliva.
Tipos de glândulas salivares
A maioria dos animais tem três pares principais de glândulas salivares que diferem no tipo de secreção que produzem
Glândula parótida
As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares. Eles estão localizados bem na frente das orelhas. A saliva produzida nessas glândulas é secretada na boca por um ducto próximo ao segundo molar superior.
Glândula sublingual
Mais ou menos do tamanho de uma noz, as glândulas submandibulares estão localizadas abaixo da mandíbula. A saliva produzida nessas glândulas é secretada na boca por baixo da língua.
Glândulas submandibulares
Como as glândulas parótidas, as glândulas submandibulares têm duas partes chamadas lobo superficial e lobo profundo.
Leitura sugerida
Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.
Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.
Referências bibliográficas
FREITAS, Msc Mônica Paul. Anatomia II.