AnatomiaAulasFisiologia

Esôfago: anatomia, função

Entenda como funciona o esôfago e suas principais estruturas

O esôfago faz parte do trato digestivo superior. Sua função é transportar o alimento que foi ingerido e digerido na boca até o estômago. É um tubo elástico e musculoso com cerca de 25 centímetros de comprimento.

A parte superior do esôfago fica logo atrás da traqueia e na frente da coluna vertebral. Na parte inferior passa pelo diafragma e se abre no estômago.

O esôfago, como o resto do trato digestivo, é composto por quatro camadas de tecido: um revestimento interno, que permite que os alimentos passem suavemente; uma camada de tecido conjuntivo estabilizador subsequente, uma camada muscular e uma camada protetora externa de tecido conjuntivo.

Contrações ondulatórias dos músculos esofágicos empurram o quimo para baixo em direção ao estômago. Na entrada do estômago há um tipo de dispositivo de fechamento muscular que impede o refluxo de ácido e alimentos do estômago para o esôfago.

Se esse fechamento não funcionar adequadamente, o conteúdo do estômago e, portanto, o ácido gástrico e os ácidos biliares podem entrar no esôfago e atacar a membrana mucosa sensível.

O que é esôfago

O esôfago é um órgão muscular do sistema digestório. É um órgão longo em formato cilíndrico, ligando o estômago até a cavidade bucal. Sua principal função é transportar e lubrificar os alimentos que saem da boca até que o bolo alimentar chegue até o estômago.

Localização do esôfago

O esôfago tem cerca de 25 centímetros de comprimento no ser humano adulto. Começa ao nível da sexta vértebra cervical na borda inferior da cartilagem cricoide da laringe e abre-se no estômago logo após passar pelo diafragma ao nível da décima vértebra torácica .

O esôfago se funde com o estômago no esfíncter esofágico inferior. É por isso que esta área é muitas vezes referida como a boca do estômago.

Qual a função do esôfago

O esôfago é comparável a um tubo de conexão – com um curso quase vertical semelhante a um S alongado – que permite a descida do alimento da boca ao estômago (movimento peristáltico) e vice-versa (movimento retroperistáltico –  arrotos e vômitos).

As funções do esôfago, entretanto, não se limitam ao simples transporte de alimentos e líquidos. Ele também tem atividade lubrificante, que permite manter suas paredes internas úmidas, facilitando a descida dos alimentos.

Além disso, o esôfago, graças à presença de um esfíncter para cada extremidade, se opõe à entrada de ar no estômago durante a respiração e à subida do conteúdo gástrico para a cavidade oral.

A passagem do bolo alimentar da faringe para o esôfago é regulada pelo esfíncter esofágico superior. A passagem do bolo alimentar do esôfago para o estômago é regulada pelo esfíncter esofágico inferior .

Um esfíncter é um anel muscular que permanece em estado de contração contínua; este estado pode ser modificado por mecanismo voluntário (esfíncter anal externo) ou reflexo (como os dois esfíncteres do esôfago).

O esfíncter esofágico superior participa da função de deglutição , abrindo-se para permitir que a faringe empurre o bolo alimentar para o esôfago; em condições de repouso a musculatura que a constitui se contrai e o esfíncter permanece fechado, impedindo a passagem de ar no trato digestivo e a inalação de alimentos no trato aéreo.

Anatomia do esôfago

É um tubo plano, circular e muscular que transporta alimentos e está localizado na frente da coluna vertebral. A extremidade superior está conectada à faringe na altura da borda inferior da 6ª vértebra cervical, e a extremidade inferior passa pelo diafragma até o lado esquerdo da 11ª vértebra torácica e se conecta à cárdia do estômago.

esôfago anatomia

A mucosa do esôfago é úmida e lisa, rosada, e a mucosa do esôfago inferior é levemente acinzentada. Existem 7 a 10 dobras longitudinais na membrana mucosa, que se projetam para o lúmen e ajudam o fluido a descer.

A submucosa do esôfago é composta de tecido conjuntivo frouxo e é delimitada entre a mucosa e a muscular. Ele contém vasos sanguíneos maiores, nervos, vasos linfáticos e glândulas esofágicas.

A camada muscular do esôfago é dividida em duas camadas, o anel interno e a camada longitudinal externa, com cerca de 2 mm de espessura, com fibras elásticas intercaladas entre as duas camadas.

Os músculos circulares em ambas as extremidades do esôfago são mais desenvolvidos, semelhantes ao esfíncter.

O esôfago médio é uma área onde coexistem músculo estriado e músculo liso, e o esôfago inferior é inteiramente composto por músculo liso.

A adventícia do esôfago é composta por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.

O tempo de exercício inadequado, o tempo de alimentação irregular e o exercício excessivo podem causar sangramento gastrointestinal superior. Mais comum em basquete e corredores.

Vídeo sobre esôfago

Depois de ler ao artigo veja o vídeo logo abaixo:

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

GITIRANA, Lycia de Brito et al. Esôfago. 1999.

Patricia Cestari

Sou bióloga por amor. Terminei minha graduação em biologia em 2008, com especialização em fisiologia humana. Agora estou terminando a graduação em ecologia. Amo minha profissão, viajar, escrever, maratonar séries, principalmente as científicas. E num dia frio, um bom lugar pra ler um livro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo