Bioma Floresta Amazônica
O Bioma Floresta Amazônica ocupa cerca de 4 196 943 km2, área que corresponde a quase 50% do território nacional. A maior floresta tropical do mundo em extensão abriga uma enorme diversidade de espécies animais e vegetais. Ela ocupa os estados da região Norte e parte dos estados do Maranhão e do Mato Grosso, estendendo-se a alguns países vizinhos. Antes de continuar com a leitura veja aí um vídeo com um resumo do Bioma Floresta Amazônica.
Tem uma aula aqui no site que fala dos principais biomas brasileiros. Dê uma olhada.
O clima é quente e úmido, com temperatura média de 28 °C e pouca variação ao longo do ano; o índice pluviométrico é de aproximadamente 2 500 mm por ano, com período mais chuvoso entre fevereiro e julho.
Com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, o governo brasileiro. As matas de várzea ficam inundadas nos períodos de cheia. A foto mostra instituiu, em 1966, o conceito de Amazônia Legal. Veja aula original: Bioma Floresta Amazônica
Vegetação da Floresta Amazônica
A vegetação da Floresta Amazônica não é uniforme. Fatores locais, como a proximidade ou não de rios, determinam diferentes tipos de vegetação.
O tipo predominante no bioma são as florestas de terra firme, distantes dos cursos d’água, e por isso sem influência direta das inundações periódicas. As várzeas e as matas de igapó são formações vegetais que convivem com a água. As várzeas ficam inundadas nos períodos de cheia dos rios, quando o solo é fertilizado pelos sedimentos carregados pela água. Já as matas de igapó ficam submersas quase o ano todo, às vezes por mais de dez meses. As matas de igapó permanecem inundadas na maior parte do tempo.
O Bioma Floresta Amazônica, guarda algumas semelhanças com o Mata atlântica. são florestas com alto índice de pluviosidade, grande biodiversidade e vegetação latifoliada. Veja os detalhes e diferenças na aula Bioma Mata atlântica.
Nesse bioma, há ecossistemas que ocupam áreas menores, além de rios, igarapés (riachos), paranás (braços de rios) e sistemas de lagos permanentes e temporários, que abrigam flora e fauna peculiares.
Veja também a aula principais ecossistemas do Brasil
Biodiversidade
A vegetação de uma floresta é constituída por espécies vegetais de alturas distintas, formando camadas de vegetação, às quais chamamos de estratos. Cada tipo de floresta apresenta um tipo de estrato.
Nas florestas de terra firme, que ocupam 65% da área do bioma amazônico, os estratos mais comuns são: solo de floresta, sub-bosque, bosque, e árvores emergentes.
A Amazônia Legal
Denomina-se Amazônia Legal a região que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. A região representa 59% do território brasileiro, onde, segundo o Censo Demográfico de 2010, viviam 24 milhões de pessoas. Nela se concentra cerca de 56% da população indígena brasileira, compreendendo grande diversidade de povos.
Ameaças ao bioma amazônico
Apesar de ser uma das maiores regiões preservadas do mundo, cerca de 15% do bioma amazônico já foi desmatado pela exploração indiscriminada de seus recursos.
A interferência humana geralmente tem início com a extração de madeira, na qual toda a vegetação de uma área é derrubada, mas apenas as madeiras de interesse comercial são aproveitadas. A vegetação tombada que permanece na área é, então, queimada, para “limpar” o terreno e possibilitar a criação de gado ou, mais recentemente, o plantio de soja.
Além dos danos a biodiversidade, o desmatamento deixa o solo mais exposto a ação das chuvas, que tem então sua camada mais superficial carregada para rios. Isso implica alteração em sua composição e redução de sua espessura, prejudicando os seres vivos que dele dependem.
A destruição da floresta também afeta o regime de chuvas. Cerca de 50% da água que cai sob a forma de chuva na floresta tem origem na própria vegetação. Estima-se que, caso a devastação continue nesse ritmo, as chuvas diminuindo e, por conseguinte, a floresta remanescente não sobrevivera.
Todas essas ameaças atingem os habitantes da floresta.
Penso que se o governo aumentasse a fiscalização contra os desmatadores, valor das multas e criasse a obrigatoriedade de reflorestamento por parte desses, ajudaria a diminuir a ação dessas pessoas, além de um projeto de reflorestamento em grandes cidades. Acho também que esse não é só um problema governamental mas de todos nós!
Penso que se o governo aumentasse a fiscalização e o valor das multas contra os desmatadores e, os obrigasse a replantar as árvores muitos desses desmatamentos seria evitados, e também fizesse um programa de reflorestamento em áreas de algumas cidades grandes ajudaria bastante!!
Mas isso não é um problema só do governo, é um problema de todos nós!!
Concordo contigo Clezia