EcologiaAulas

Bioma Cerrado: Características

O cerrado também é conhecido como savana brasileira. Veja aqui sua fauna, flora e principais características

O Bioma Cerrado é o segundo maior bioma do país, com 2.036.448 km2, abrangendo doze estados brasileiros, sobretudo nas porções centrais do país.

É a nossa savana. De vegetação comumente retorcida, sofre uma grave ameaça principalmente pelo agronegócio, que tem a produção baseada no latifúndio, monocultura, com produção voltada para exportação.

Dá uma olhada no vídeo logo abaixo e depois continue com a leitura.

O clima é quente úmido no verão, frio seco no inverno. A temperatura média é de 25 °C, com máxima de 40 °C e mínima próxima de zero. As chuvas ocorrem predominantemente na primavera e no verão, mantendo o índice pluviométrico entre 1200 e 1800 mm por ano.

Nesse bioma, estão as nascentes de vários rios que formam as principais bacias hidrográficas brasileiras e grande parte do aquífero Guarani localiza-se em seu subsolo.

No bioma Cerrado, encontramos vegetação rasteira, arbustiva e arbórea, como vemos nessa paisagem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO),

Vegetação

A vegetação predominante do bioma é o cerrado típico, formado por um estrato herbáceo e outro de árvores baixas, de no máximo 20 metros de altura, com tronco e galhos retorcidos, afastadas umas das outras.

No bioma ocorre também o cerradão, aglomerados de árvores que formam pequenos bosques, e o campo cerrado, onde predominam as gramíneas e a vegetação de baixo porte.

Na paisagem de cerrado típico, misturam-se plantas herbáceas com árvores baixas. São João Batista do Glória (MG), 2011.

buritizeiro

As veredas de buritis surgem nas áreas mais úmidas do Cerrado, como neste trecho do Parque Nacional dos Veadeiros (GO). Na paisagem de cerrado típico, misturam-se plantas herbáceas com árvores baixas. São João Batista do Glória (MG).

Nas áreas úmidas e de solo arenoso, encontram-se as veredas, onde predomina uma espécie de palmeira, o buriti.

Mapa do cerrado

localização do cerrado

Biodiversidade

O aspecto geral da vegetação do Cerrado – troncos retorcidos, cascas grossas, raízes profundas e caules subterrâneos – é resultado da ação do fogo natural, comum nesse bioma, especialmente no período seco de inverno. Muitas espécies, adaptadas às queimadas naturais, brotam logo após as primeiras chuvas.

Árvores como o ipê-amarelo-do-cerrado e o pequizeiro são exemplos de espécies que sobrevivem ao fogo, mas há também inúmeras plantas herbáceas e rasteiras com a mesma capacidade.

Bioma Cerrado Características

O Cerrado abriga grande diversidade de fauna e flora.

1. lobo-guará é típico do Cerrado (Itirapina, SP, 2008). 2. A seriema é uma das aves terrestres desse bioma (Miranda, MS, 2010).

3. Os cupinzeiros são comuns nessa paisagem. Cada um deles pode abrigar milhares de cupins (Brumadinho, MG, 2011).

4. O teiú é o maior lagarto brasileiro, podendo chegar a 1 metro de comprimento. Comum no Cerrado, vive também em outros biomas (Pargue Nacional das Emas, GO, 2008).

5. A canela-de-ema floresce após fogo natural (Parque Nacional da Serra da Canastra, MG, 2006).

6. O pequi, fruto do pequizeiro, é muito utilizado na culinária de Goiás (Parque Nacional da Serra da Canastra, MG).

Ameaças ao Bioma Cerrado

Cerca de 45% da área do Cerrado foi alterada por atividades humanas. Especialmente as áreas de cerradões, que hoje estão quase extintas, sobretudo pela exploração madeireira predatória prolongada.

Desde a década de 1960, o Cerrado vem sendo substituído por áreas destinadas à pecuária e à agricultura intensivas, com grandes populações de gado e áreas de monocultura de soja, ambas voltadas para a exportação. Em torno dessas atividades, proliferaram os centros urbanos, que passaram a ser, também, uma ameaça ao bioma.

Leitura sugerida:

Fonte:

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você