Aulas

Botânica – Grupos Vegetais – Características principais de cada grupo

Entenda a classificação das plantas

Botânica – Grupos Vegetais – Características principais de cada grupo
4.7 (94%) 10 voto[s]

Botânica: Grupos Vegetais.  O Reino vegetal pode ser dividido em quatro grandes grupos: as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Cada um desses grupos possuem suas próprias características, mas também tem coisas em comum.Nesta aula veremos conceitos importantes no estudo da botânica. Antes de começar a leitura você poderá assistir uma vídeo aula e um slide sobre o assunto.

O Reino Plantae, é um dos cinco reinos dos seres vivos. Este Reino inclui todas as plantas existentes e apresentam as seguintes características:

I.Eucariontes.

II.Pluricelulares.

III.Autótrofos fotossintetizantes.

IV.Células contendo parede celular de celulose.

V.Organelas especiais (cloroplastos e vacúolo).

VI.Ciclo de vida haplodiplobionte.

VII.Polissacarídeo de reserva é o amido.

VIII.Embrião pluricelular retido e nutrido no organismo materno.

Como podem ser feitas as classificações dos grupos vegetais

Os grupos vegetais são classificados a partir de suas estruturas como a presença ou não de estruturas condutoras. Se a plantas produzem ou não embriões, a produção de sementes e frutos ou a presença de frutos são bases para que se possa fazer a classificação dos grupos vegetais.

Como as plantas são classificadas em relação a presença ou  ausência de flores

Há plantas que possuem flores, mas há também aquelas que não possuem esse órgão. Elas recebem o seguinte nome:

  • Criptógamas: são as plantas que não possuem flores
  • Fanerógamas: são as plantas que possuem flores

O estudo dos ciclos, da fisiologia, da reprodução também são determinantes na hora da classificação. Durante a estudo de graduação de biologia há uma disciplina chamada sistemática vegetal, que trata o assunto da classificação de todos os grupos vegetais registrados na Terra. Desde as terrestre até as aquáticas.

Quais são os principais grupos de plantas

Briófitas, Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas estão entre os principais vegetais estudados pela botânica.

grupos vegetais

O site Planeta Biologia está atrás de talentos que estejam dispostos a compartilhar suas aulas. Caso você seja professor e tem aulas originais de biologia, entre em contato e compartilhe seu conhecimento.

Briófitas

As briófitas são as plantas mais simples. São também muito dependentes da água e só pode ser encontrada em ambientes úmidos

São tão simples que não possuem órgãos verdadeiros. Por esse fato são chamadas também de cormófitas. Esse é um dos motivos das briófitas serem tão pequenas

Pteridófitas

As pteridófitas apresentam um pouco mais de complexidade. Elas possuem órgãos como as folhas, raízes e caule. Por esse fato são chamadas de talófitas. Apesar de possuírem esses órgãos, as pteridófitas não possuem flor.

Também são dependentes de umidade, embora menos que as briófitas.

Gimnospermas

As gimnospermas são o primeiro grupo de vegetais a apresentar flor, porém não apresentam frutos. São muito comuns em ambientes frios e podem crescer a vários metros de altura.

Angiospermas

As angiospermas são o grupo mais comum de vegetal. Estão espelhadas por todo o planeta. Possuem além de flores, o fruto, no qual guardam as sementes.

Se achar algum erro deixe a observação nos comentários que faremos a revisão o mais rápido possível. De qualquer forma esperamos que tenha gostado da aula Botânica: Grupos vegetais.

Fique atento as aulas que mais caem no Enem e no vestibulares, como já foi citado a aula sobre o sistema circulatório é certa de aparecer nas provas. fique de olho!

Atividade sugerida.

Depois de assistir ao vídeo e ler o texto você é capaz de responder as perguntas abaixo?

  • O que são os grupos vegetais?
  • Quais são os grupos de vegetais?
  • Quais são os 4 grupos de planta?
  • Quais são os vegetais?

Leitura sugerida:

Referências bibliográficas

  • Introdução À Botânica  – Link
  • Introdução à Biologia Vegetal Vol. 07  – Link

Redação Planeta Biologia

Planeta Biologia é uma site de educação com foco na produção de conteúdos para ensino fundamental e ensino médio. Desde 2012 escreve, produz slides e vídeos com o objetivo de auxilar o ensino de ciências e biologia

7 Comentários

  1. Aula de histologia vegetal – BOTÂNICA – Crescimento secundário no caule das dicotiledôneas.

    Esquemas animados da formação dos tecidos, surgimento do câmbio fascicular, interfascicular e vascular; tecidos vasculares xilema e floema, primários e secundários; formação da periderme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar