Colesterol bom e ruim

Você sabe a diferença entre colesterol bom e ruim? Você sabe o que significam os termos colesterol “bom” e colesterol “ruim”?

O colesterol é um esteroide utilizado para a síntese de hormônios animais (hormônios sexuais e alguns hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais).

A molécula de colesterol é transportada por lipoproteínas que podem ser de alta densidade, a chamada HDL (do inglês high density lipoprotein), ou lipoproteínas de baixa densidade, a LDL (do inglês low density lipoprotán).

A LDL pode se acumular no interior de vasos sanguíneos, formando placas de ateroma, tornando-os estreitos e endurecidos. Dessa forma o suprimento de sangue para os órgãos fica comprometido e podem ocorrer acidentes vasculares graves, por isso a LDL é considerada “colesterol ruim”.

Já a HDL, chamada de “colesterol bom”, não se acumula no interior dos vasos sanguíneos e transporta o colesterol excedente para o fígado, a fim de que seja eliminado.

Veja o infográfico abaixo sobre Colesterol bom e ruim.

colesterol bom e ruim

Se tiver tempo dá um olhada neste artigo sobre o colesterol bom e ruim presente na carne suína.

Achou algo indevido neste artigo? Quer dar sugestões, dicas ou fazer críticas? Não deixe de entrar em contato através dos comentários. Estamos também atrás de sugestões para artigos que os leitores estão interessados. Então não deixe de participar.

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close