FisiologiaAulas

O que é glomérulo renal e o que é filtrado glomerular

Entenda como funcionam os glomérulos e como se forma o filtrado glomerular

O glomérulo renal é uma rede de capilares sanguíneos presentes dentro de cápsula renal, onde água e resíduos serão filtrados do sangue para formar o filtrado glomerular. O glomérulo é responsável pela filtração sanguínea e é composto por um tufo de capilares.

Os glomérulos são estruturas que compõe os néfrons. Suas células endoteliais estão interconectadas com células epiteliais especializadas, chamadas podócitos, e com células mesangiais.

O processo de formação do filtrado glomerular no interior da capsula renal é chamado de filtração glomerular.

Função dos glomérulos

A função dos glomérulos é eliminar os resíduos presentes no sangue. Resíduos nitrogenados, aminoácidos, hormônios, água e sais minerais passam do glomérulo para a cápsula de Bowman.

A cápsula de Bowman, ou cápsula renal, envolve os glomérulos e todo material filtrado é coletado e enviado para os túbulos renais.

Os resíduos e a água eliminadas pelos glomérulos irão formar um líquido chamado filtrado glomerular

O sangue entra nos capilares via arteríolas justa glomerulares e o filtrado glomerular é liberado no espaço de Bowman e flui para o túbulo renal proximal.

O que é filtrado glomerular

O filtrado glomerular é uma solução líquida formada principalmente por água, sais minerais, íons, hormônios e aminoácidos. Esse filtrado glomerular irá formar mais tarde a urina depois que passar por todos os túbulos urinários.

É formada quando os resíduos são filtrados junto com a água e passam do glomérulo para a cápsula de Bowman.

Logo depois de formada, o filtrado glomerular será encaminhado para o túbulo contorcido proximal.

O que é filtração glomerular

É o processo em que o glomérulo filtra do sangue a água e outras substâncias. Como resultado da filtração glomerular, teremos o filtrado glomerular.

Como o glomérulo seleciona o que entra no filtrado glomerular?

As células endoteliais têm um corpo celular com folhas citoplasmáticas fenestradas circundando o capilar. As fenestrações permitem que íons e outros substratos passem por essa camada e entrem na membrana basal subjacente.

A permeabilidade do endotélio é afetada pelo fator de crescimento endotelial vascular. Quando essa estrutura é ligado ao receptor VEGF das células endoteliais glomerulares, induz a formação de fenestrações e aumenta a permeabilidade das células endoteliais.

Ainda não se sabe direito como as células endoteliais filtram seletivamente o plasma. A teoria tradicional (dois poros ou modelo hétero-poroso) sugere que as células endoteliais têm muitos poros pequenos e alguns poros maiores que permitem a passagem de moléculas de tamanhos diferentes para o GBM.

Essa teoria não pode explicar como a albumina, com um diâmetro de aproximadamente 70Å, não passa pelos poros maiores ou obstrui os poros pequenos.

Também foi sugerido que o endotélio do lado luminal também é carregado negativamente por causa de um glicocálice (feito de glicoproteínas e glicosaminoglicanos), que repele substâncias carregadas negativamente como a albumina.

No entanto, nos últimos anos, uma explicação alternativa foi oferecida para explicar como a barreira de filtragem impede que pequenas proteínas entrem ou obstruam os poros.

Essa teoria é referida como modelo eletrocinético. Este modelo sugere que um campo elétrico é criado pela convecção e difusão de íons de cargas diferentes através da barreira de filtração.

O campo elétrico impede que proteínas carregadas negativamente atravessem a barreira da filtração e afasta efetivamente a albumina da membrana basal por corrente elétrica, como um gel de eletroforese.

Contextualizando os glomérulos com outras estruturas dos rins.

A unidade funcional do rim é o néfron, formado pelo glomérulo, cápsula de Bowman e pelo túbulo urinífero, (túbulo proximal, alça de Henle, túbulo distal, túbulo de conexão e ducto coletor). Veja o esquema do néfron.

Entenda como a importância e como funciona uma alça de Henle

Talvez o néfron seja o conjunto estrutural mais importante do sistema urinário. Isso porque, é nesse conjunto estrutural que toda a filtragem do sangue é feita e a urina é formada.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Leitura sugerida

Sistema excretor humano

Referencias bibliográficas

Parcialmente traduzido de:
https://www.kidneynews.org/kidney-news/features/the-glomerulus-the-parts-that-form-greater-whole

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Vc va experimentar ou verdadeira pressão alta Maligna quando os Glomérulos en um tecido cicratrizante sem poder filtrar os residuos metabólicos,a GOMERUSESCLEROSIS.Drogas para Pressão saõ a cuasan mas es divagar,deixando o paciente horas frente a TV o sentado .

  2. Bom dia,
    – Laudo Histopatológico de Biópsia de Rim:
    – igG: Ausência de glomérulos,
    – igA: Ausência de glomérulos,
    – igM: Ausência de glomérulos,
    – C3 : Ausência de glomérulos,
    – Fibrinogênio : Ausência de glomérulos,
    – Kappa: Ausência de glomérulos,
    – Lambida: Ausência de glomérulos,
    – C1q : Ausência de glomérulos.
    Significados das Ausencias.

    1. Significa que não houve depósito dessas imunoglobulinas, nem de suas frações, na biópsia. Isso significa, a grosso modo, que não doença imunológica associada (deverão ser considerados os outros critérios de resultado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo