AulasFisiologiaO que é

O que é quimo – função

Entenda como funciona o quimo e como é formado

O quimo forma-se a partir do bolo alimentar é uma massa viscosa. Essa massa é uma mistura de nutrientes e substâncias químicas produzidas por nosso corpo que será digerida ao passar pelo sistema digestório.

Essa massa começa seu processo de formação na boca e tem sua composição completa no estômago e será digerida ao passar por todo trato digestivo.

O primeiro passo na digestão é a quebra mecânica dos alimentos na boca. Ao mastigar o alimento, o sabor pode ser melhor percebido.

Isso e o processo de mastigação como tal estimulam a salivação e iniciam a secreção de suco gástrico.

Ambos são fatores importantes para uma boa digestão. Não só a mastigação, mas também a forma como comemos contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

O que é quimo

O quimo é uma massa viscosa que se forma no estômago sob a influência da saliva e das secreções digestivas dos alimentos ingeridos. Em seguida, atinge o duodeno e é liberado de lá para as seções intestinais localizadas atrás dele.

O que é quimo, quilo

O quimo sofre extensa modificação química em seu caminho através do trato gastrointestinal.

Carboidratos , proteínas e gorduras são decompostos em seus componentes ( monossacarídeos , aminoácidos e ácidos graxos ) sob a influência de enzimas.

No estômago, o quimo tem um valor de pH de 2 devido ao ácido clorídrico ali presente. No duodeno, é neutralizado novamente pela secreção de bicarbonato de sódio e muda para um valor de pH de 7.

Esses valores correspondem ao valor de pH óptimo nas respectivas enzimas predominantes da secção intestinal.

Função do quimo

Os movimentos do estômago desempenha um papel importante na formação do quimo. O armazenamento do alimento ingerido ocorre devido a uma tensão constante da parede dos músculos do estômago, principalmente na região proximal do estômago.

Um chamado centro de marcapasso, localizado na área da grande curvatura gástrica na fronteira entre o fundo ventricular e o corpo ventricular, aciona periodicamente ondas peristálticas.

Eles são induzidos pela absorção e transmissão de alimentos para o estômago. Essas ondas formam uma mistura homogênea de alimento, suco gástrico e polpa alimentar (quimo).

Pedaços sólidos e grandes de alimentos são esmagados a um tamanho de partícula de cerca de 1-2 mm por movimentos de balanço.

Ao longo do tempo, os movimentos de balanço e as ondas peristálticas resultantes atingem o esfíncter pilórico, que geralmente é tonicamente contraído e, portanto, fechado.

Isso abre o canal pilórico em alguns milímetros e pequenas quantidades do quimo processado têm a chance de entrar no duodeno.

Como a abertura do músculo do esfíncter se alarga apenas alguns milímetros, nenhum componente alimentar que ainda não tenha sido suficientemente processado pode fluir. Eles são devolvidos ao processo de mistura.

Se houver partículas maiores no estômago que não puderam passar pelo piloro nesta fase digestiva (depois de comer), elas são expulsas do ventrículo para o duodeno por contrações frontais especiais dos músculos do estômago quando o piloro está relaxado durante a fase interdigestiva.

Em média, os alimentos sólidos permanecem no estômago por cerca de 1 a 3 horas. Compreensivelmente, os líquidos deixam o estômago muito mais rápido.

Como o quimo é formado

O quimo começa a ser formar na boca, com a mistura dos alimentos triturados com a saliva.

É um longo caminho desde a ingestão de alimentos até a excreção de restos de comida que o alimento ingerido tem que cobrir.

Eles passam da boca para o esôfago, que transporta o quimo para o estômago por movimentos ondulatórios (peristálticos).

Uma vez lá, o quimo é digerido com a ajuda de sucos gástricos. A massa agora passa do estômago para o intestino delgado, onde outros sucos digestivos agem sobre ela e assim será formado o quilo.

Esses sucos digestivos também contêm várias enzimas, entre outras coisas. Os resíduos alimentares indigeríveis finalmente chegam ao ânus através do intestino grosso e são excretados.

Problemas digestivos às vezes surgem. Diarreia ou constipação podem ocorrer como resultado de doença ou dieta inadequada.

Diferenças entre quimo e quilo

O quimo se forma a partir do bolo alimentar no estômago.

O quilo será formado a partir do quimo depois da ação das enzimas no intestino delgado.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências Bibliográficas

MOSCA, Paulo Roberto Ferrari. PROPULSÃO PERISTÁLTICA E DINÂMICA DO QUIMO.

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo