O que é Piloro: anatomia, função
Entenda qual a função do piloro, onde se localiza

O piloro está localizado na parte inferior do estômago. Ele controla a velocidade com que os alimentos entram no intestino.
Funciona abrindo e fechando e assim controla a passagem de alimentos (quimo). Seu bom funcionamento é fundamental para o sistema digestório.
Nesta aula veremos um pouco sobre sua anatomia, função e como funciona esta porção do trato digestivo.
O que é Piloro
O piloro é um músculo circular que liga a parte final do estômago ao duodeno. É um esfíncter que funciona controlando a passagem de alimentos do estômago para o intestino delgado
Ao funcionar normalmente, só permite que alimentos de um tamanho específico saiam do estômago em uma taxa específica.
Onde fica o piloro
O piloro fica localizado na cavidade abdominal. É o músculo do esfíncter interna que faz fronteira com a seção distal do estômago, que é formado pelos músculos circulares espessados da parede do estômago.
Ele separa o ambiente gástrico ácido do duodeno e regula a passagem do quimo do estômago para o intestino.
Anatomia do piloro
A superfície interna é coberta por uma membrana mucosa que secreta sucos gástricos. Sob o revestimento, o tecido muscular circular permite que o esfíncter pilórico abrir ou fechar, permitindo que o alimento passe ou seja retido.
Como o esfíncter pilórico é relativamente estreito, apenas pequenas quantidades de alimentos bem emulsificados podem passar por ele, mesmo quando aberto.
A remoção cirúrgica da válvula não afeta significativamente o esvaziamento gástrico do estômago. O termo piloro é usado para se referir ao esfíncter pilórico e também pode ser aplicado à porção do estômago imediatamente acima do esfíncter pilórico.
Função
Por que precisamos do piloro?
Porque é uma espécie de “porteiro”. Promove a mistura e pré-digestão dos alimentos. Também controla a quantidade de alimento que entra no duodeno, o primeiro segmento do intestino delgado.
Pense nele como o portão que abre e fecha. Se você abrir o portão até o fim, o quimo (alimento sendo digerido) flui rapidamente.
Se você abrir o portão um pouco, talvez apenas um pequeno de alimento passe por ele . Se você fechá-lo completamente, nada mais passa por ele.
O piloro tem a mesma função de uma porta do períneo. Ele controla a quantidade de comida que vai do estômago para os intestinos e, portanto, é importante para uma boa digestão.
Como o piloro sabe quando abrir e quando ficar fechado?
O corpo regula isso. Quando o alimento atinge uma boa consistência e tamanho de partícula ideal, o piloro se abre um pouco.
Quando o fundo do estômago se contrai, a comida pode entrar na primeira porção do intestino delgado: o duodeno.
Existem vários ciclos de feedback hormonal para diminuir a motilidade gástrica. Por exemplo, se a dieta for muito rica em gordura, menos comida poderá passar do estômago para os intestinos. Caso contrário, o pâncreas pode não secretar enzimas digestivas suficientes para digerir a gordura.
O que acontece quando o piloro não está funcionando corretamente?
Digamos que o piloro decida ficar aberto o tempo todo. Isso significa que o alimento não digerido entra no intestino muito rapidamente.
Isso excede a capacidade do corpo de digerir e absorver alimentos. As consequências são sintomas como diarreia ou síndrome de dumping, que é esvaziamento muito rápido do estômago.
O contrário também pode acontecer. Se não se abrir o suficiente quando deveria, o estômago não pode esvaziar adequadamente. Isso retarda o esvaziamento do estômago.
Assuntos relacionados
- Função do sistema urinário: anatomia, estrutura, órgãos
- Cavidade Oral
- Dente: anatomia, função, tipos
- Boca: anatomia, função – cavidade oral
Referências bibliográficas
RAMOS, Cecil C. Manual Prático Para Estudos De Anatomia Humana. Clube de Autores, 2018.
HUMANA, Anatomia. Anatomía Humana. Obtained from ‘‘Maxilar Inferior y Articulacion Temporomandibular, 2011.