AnatomiaAulas

O que é Septo Nasal

O septo nasal é a estrutura presente no nariz que separa uma narina da outra, formando assim duas cavidades nasais. E formada por uma cartilagem, osso e mucosas.

O septo nasal é a parede medial de cada narina. Os componentes básicos do septo nasal são a cartilagem quadrangular, a placa perpendicular do etmoide e o osso vômer.

A lâmina quadrangular engrossa na região superior e está em continuidade com a placa perpendicular do etmoide fazendo uma continuidade ósseo-cartilaginosa.

Anatomia do septo nasal

A margem ínfero-posterior está firmemente no sulco e termina na parte posterior com uma extensão caudal.

A margem ântero-superior da lâmina quadrangular une-se em sua extremidade cefálica extrema com a extremidade caudal da sutura mediana dos ossos do nariz.

A lâmina perpendicular do osso etmoide é uma estrutura que se articula no terço posterior com a borda anterior do osso vômer e os 2/3 anteriores unem-se à borda superior da cartilagem quadrangular.

Função

Tem como função principal separar as dua narinas formando assim as cavidades nasais.

É impostante também na circulação de ar no interior das narinas para que possa ajudar a filtrar, aquecer e umidificar o ar para as vias aéreas inferiores do sistema respiratório.

Desvio de septo nasal

Nos adultos, o septo nasal nunca é perfeitamente reto e centrado, mas frequentemente se apresenta com espessamento e descreve curvas e ângulos que dão origem àquelas manifestações objetivas geralmente definidas como um desvio de septo nasal.

As deformidades do septo devem ser divididas em deformidade da cartilagem, deformidade do osso ou ainda deformidade do osso e da cartilagem.

Outra deformidade particularmente frequente no recém-nascido é representada pelo deslocamento do septo, no qual o septo cartilaginoso se apresenta deslocado em relação ao osso que corre normalmente.

Em casos raros é possível observar porções supranumerárias da cartilagem, relacionada à persistência de uma porção da cartilagem da fase embrionária.

Os diferentes objetivos do chamado desvio quadrado do septo nasal estão frequentemente associados ao palato arqueado: ambos seriam expressão de fatores constitucionais.

Na grande maioria dos casos, os desvios septais foram traumáticos e, em boa proporção, são decorrentes de traumas de nascimento ou mesmo traumas leves de infância e muitas vezes esquecidos e ignorados.

Muitos casos teriam de estar relacionados com a posição incorreta do feto no útero, resultando na compressão do nariz e da mandíbula.

Veja também

Referência bibliográficas

  • KINSUI, Marcio M.; GUILHERME, Arnaldo; YAMASHITA, Hélio K. Variações anatômicas e sinusopatias: estudo por tomografia computadorizada. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 68, n. 5, p. 645-652, 2002

Texto parcialmente traduzido de:

https://www.gruppootologico.com/en/medical-care/pathology-of-the-nose/nasal-septum

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você