FisiologiaAulas

O que é Ventilação Pulmonar – Respiração Pulmonar

Entenda como se dá o processo de circulação de ar pelas vias do sistema respiratório

Para que o sistema respiratório funcione, é fundamental um processo chamado de ventilação pulmonar, também conhecido como respiração pulmonar.

Nesta aula veremos como esse processo funciona, quais são os órgãos, estruturas e mecanismos envolvidos para que o ar circule no aparelho respiratório.

Dá uma olhada nesse vídeo de menos de um minuto, para você ver a sua importância e alguns dos mecanismos envolvidos na ventilação pulmonar.

O que é ventilação pulmonar?

Ventilação pulmonar é o processo de movimento do ar pelas vias do sistema respiratório. A sua função é renovar o ar nas vias aéreas para que ocorra a troca gasosa. A respiração pulmonar é realizada através da inspiração e expiração.

É conhecida popularmente como respiração. O ato de respirar é a ventilação pulmonar em si. Também conhecida como respiração pulmonar.

Deve-se se tomar alguns cuidados para não haver confusão, pois em biologia, respiração é o termo usado para designar a respiração celular.

Por isso, talvez seja apropriado usar o termo ventilação ou respiração pulmonar quando estivermos nos referindo ao ato de respirar.

Mecânica respiratória

Para entender como todo esse processo ocorre é importante entender a mecânica respiratória. Ou seja, as estruturas, os órgãos os músculos envolvidos para que tudo isso ocorra.

Inspiração e Expiração

A ventilação pulmonar é um processo feito em dois tempos:

  • Inspiração: é o movimento em que o ar entra nas vias aéreas
  • Expiração: é o movimento de saída do ar das vias aéreas

inspiração expiração

Durante a inspiração, o diafragma e os músculos intercostais contraem-se, aumentando o volume interno da caixa torácica.

Desse modo, o ar entra nos pulmões. Na expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminuindo o volume interno da caixa torácica e determinando a saída de ar dos pulmões.

No processo de ventilação, as costelas acompanham a variação do volume da caixa torácica. Na inspiração elas se elevam e, na expiração, elas se abaixam.

Para sentir a variação de volume da caixa torácica nesse processo, coloque suas mãos nas laterais do tórax, sobre as costelas. Depois, inspire e expire profundamente e note o movimento do tórax.

Antes de alcançar os pulmões, nos quais ocorrem as trocas gasosas, o ar entra no organismo pelas narinas, passa pelas fossas nasais, pela faringe, pela laringe e pela traqueia.

Na laringe é estão localizadas as pregas vocais, que faz parte do sistema de fonação (produção de som).

Durante a expiração, o ar passa por elas e possibilita a produção de som. Além das cordas vocais, a língua, a cavidade bucal, os lábios e a cavidade nasal também participam do processo de fala.

A traqueia – um tubo de aproximadamente 10 centímetros de comprimento -possui paredes reforçadas por anéis cartilaginosos, os quais a mantêm sempre aberta.

Em seu prolongamento, a traqueia se divide em dois grandes tubos: o brônquio direito e o brônquio esquerdo, os quais também possuem anéis cartilaginosos em suas paredes.

Como o próprio nome sugere, o brônquio direito segue para o pulmão direito e o brônquio esquerdo, para o pulmão esquerdo

A função do muco é evitar que substâncias presentes no ar, como poeira, microrganismos e outras partículas em suspensão entrem em contato com o pulmão.

Os cílios deste epitélio possibilitam que o muco cheio de partículas seja expelido pela garganta ou pelas fossas nasais.

Quando essas partículas ficam presas nas fossas nasais, elas podem ressecar, ficando mais endurecidas. Como o revestimento dessas fossas é delicado, recomenda-se retirar o muco apenas assoando o nariz.

A tosse também evita que materiais presentes no ar entrem em contato com o pulmão.

Hematose (troca gasosa)

A hematose (troca gasosa) é o processo em que o oxigênio presente no ar vai passar para o sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico presente no sangue passará para os ductos alveolares.

Homeostase através do controle do pH do sangue

É, portanto, um processo que ocorre com o sistema circulatório.

Todo processo de respiração pulmonar tem a finalidade de levar o ar até os ductos alveolares no interior dos pulmões. E aí que vão ocorrer as trocas gasosas.

Atividades e exercícios – Respiração pulmonar

1 – Qual o nome do processo de circulação do ar pelo sistema respiratório?

O processo de entrada e saída de ar nos pulmões é denominado ventilação pulmonar. Nesse processo participam ativamente o diafragma e os músculos intercostais (que ficam entre as costelas).

2 – Quais são os movimentos realizados para que ocorra a respiração pulmonar?

Inspiração e expiração

3 – Quais os músculos envolvidos no processo de inspiração e expiração?

Diafragma e músculos intercostais

4 – (PUC-CAMP) Considere a seguinte frase sobre respiração:

O ar entra nos pulmões quando ocorre …(I)… do diafragma, …(II)… dos músculos intercostais e consequente …(III)… da pressão …(IV)… .”

Para completá-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por

a) contração – contração – aumento – interna.

b) contração – contração – diminuição – interna.

c) contração – relaxamento – aumento – externa.

d) relaxamento – contração – diminuição – externa.

e) relaxamento – relaxamento – aumento – interna.

Resposta correta – Alternativa D

Leitura sugerida:

Referências bibliográficas

GUYTON, Arthur C. et al. Fisiologia médica. Madrid: Elsevier, 2006.

FAGUNDES, JOSÉ ANEVAN et al. Plano de aula: Respiração Pulmonar–Ventilação Pulmonar. 2019. – Link

 

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *