Principais sistemas do corpo humano

Nesta aula faremos pequenos resumos da fisiologia dos principais sistemas do corpo humano e suas funções. Veremos alguns detalhes dos sistemas circulatório, cardiovascular, linfático, digestório, respiratório, excretor, urinário, nervoso, muscular, esquelético e tegumentar. Veja antes esse vídeo logo abaixo e depois continue lendo o texto baixo do vídeo.

Sistema digestório humano 

A camada muscular do tubo ou sistema digestório realiza contrações ondulatórias — os movimentos peristálticos —, que impelem os alimentos ao longo de seu comprimento.

As glândulas anexas (glândulas salivares, fígado e pâncreas) lançam seus produtos na luz (cavidade) do tubo ou sistema digestório. Na boca, os alimentos se misturam à saliva, que é produzida pelas glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais). Após a deglutição, através do esôfago os alimentos chegam ao estômago, onde se misturam ao suco gástrico

No estômago, por ação do suco gástrico, os alimentos transformam-se em uma massa cremosa — o quimo —, que passa para o intestino delgado, cuja porção inicial (aproximadamente 30 cm) representa o duodeno; o restante inclui o jejuno e o íleo. No intestino delgado, os alimentos entram em contato com a bile, suco pancreático e o suco entérico.

O intestino grosso é um tubo com formato de U invertido; sua primeira porção é uma região sacular chamada ceco, onde se abre o apêndice vermiforme. Em seguida ao ceco, vem o cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide). O intestino grosso é colonizado por uma importante flora bacteriana, que produz vitaminas (como a vitamina K e algumas do complexo B) e dificulta o crescimento de bactérias patogênicas.

A porção final do tubo digestório é constituída pelo reto, que se abre no ânus.

Sistema digestório anatomia

Veja a aula Sistema digestório

Sistema Respiratório 

No sistema respiratório humano, a entrada e a saída do ar normalmente ocorrem pelas narinas, que se comunicam com as cavidades nasais, em cujo interior há dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar a turbilhonar. O revestimento das cavidades nasais tem células produtoras de muco e células ciliadas, cujos cílios batem em direção à faringe, varrendo a camada de muco. Esse revestimento é o epitélio muco ciliar, encontrado também em porções inferiores das vias aéreas, como na traqueia e nos brônquios.

Veja também Os órgãos do corpo humano.

Além de filtrado, o ar que passa pelas cavidades nasais é aquecido e umidificado, tornando-se saturado de vapor-d’água. Após atravessar as cavidades nasais, passa para a faringe e entra na laringe pela glote, sobre a qual se encontra a epiglote, que funciona como uma válvula, impedindo que os alimentos penetrem nas vias aéreas durante a deglutição.

traqueia bifurca-se e origina os dois brônquios principais, que se ramificam em brônquios cada vez menos calibrosos, e estes em bronquíolos, os quais se abrem nos alvéolos pulmonares.

Nos pulmões, as trocas gasosas entre o ar alveolar e o sangue dos capilares ocorrem por difusão.

Principais sistemas do corpo humano

Veja a aula Sistema Respiratório

Sistema imunológico ou imunitário – mecanismos de defesa

Nos tecidos infectados, determinadas células liberam substâncias que provocam dilatação das arteríolas, com saída de líquido desses vasos, causando vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura e da dor, características da inflamação. A migração dos glóbulos brancos (principalmente neutrófilos) para os tecidos, através da parede dos capilares, chama-se diapedese.

O combate entre fagócitos (neutrófilos e macrófagos) e bactérias resulta geralmente na morte de ambos. O material restante no “campo de batalha” costuma ser chamado pus. Se a inflamação não for capaz de conter a infecção, entra em ação a resposta imune, que é mais específica e elaborada.

Abaixo, as principais células do sistema imunitário.

Sistema imunitário – características, funções e células imunes

Veja uma aula sobre o Sistema Imunitário

Sistema Circulatório

Veja a continuação dessa aula na página 2

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

1 2Próxima página

3 thoughts on “Principais sistemas do corpo humano”

  1. Bela apresentação.
    Simplificar o mecanismo de ensino trás a possibilidade de uma aprendizagem mais seguro, garantindo o interesse pelo aprendiz
    Posso usar esse documentos para pratica em sala de aula onde leciono?

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close