O que é

O que são Coanócitos – Funções estruturas

Entenda o que é e como funcionam um Coanócito

Os coanócitos são células flageladas típicas das esponjas do mar. Tem uma forma ovoide e seu flagelo tem a função de movimentar e capturar a água para assim retirar os nutrientes que estão dissolvidos.

O flagelos ao movimentar-se criam um fluxo de água na região do colarinho e assim os nutrientes que estão presentes poderão ser absorvidos pelas células.

É portanto uma célula relacionada a digestão e nutrição dos poríferos, pois tem a função de absorver o alimento seja por pinocitose ou fagocitose.

Depois que o alimento entra no interior da célula, será formado um vacúolo digestivo e assim as esponjas realizam digestão intracelular.

As principais estruturas dos coanócitos são o seu flagelo, um colarinho que envolve parte do flagelo e o seu corpo celular com suas organelas.

Além da função de nutrição, os coanócitos também realizam função estrutural para esses animais, pois estão presentes em várias partes de um espongiário. É uma das principais células dos animais do filo porífera.

Aulas relacionadas aos coanócitos

Referências Bibliográficas

  • Biologia de Campbell < Link >

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar