O que é

O que é traqueostomia

Entenda também como feita uma traqueostomia e quando ela é necessária

A traqueostomia, também conhecida como traqueotomia, é um procedimento cirúrgico no qual um tubo de respiração é inserido na traqueia através de uma incisão na garganta.

É utilizado quando a intubação pelo nariz ou pela boca não é possível. Ou ainda quando é necessário um suporte prolongado do ventilador.

Uma traqueostomia pode ser indicada quando um tumor pulmonar ou esofágico causa compressão da traqueia e interfere na respiração.

Uma lesão traumática da parede torácica ou epiglote pode exigir uma traqueostomia de emergência. A traqueostomia permanente pode ser necessária em pessoas com uma lesão medular grave que não conseguem respirar adequadamente por conta própria ou naquelas com doença pulmonar terminal

A traqueia é uma estrutura tubular no pescoço e na parte superior do tórax. Ela transporta o ar de e para os pulmões quando uma pessoa respira.

Quando uma pessoa inala, o ar viaja pelo nariz ou pela boca, pela traqueia e pelos pulmões.

Quando os pulmões expelem o ar, eles retornam pela traqueia e saem pela boca ou pelo nariz.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

DOS SANTOS MARSICO, Paula; MARSICO, Giovanni Antonio. Traqueostomia. Pulmão RJ, v. 19, n. 1-2, p. 24-32, 2010. – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar