AnatomiaO que é

O que é traqueostomia

Entenda também como feita uma traqueostomia e quando ela é necessária

A traqueostomia, também conhecida como traqueotomia, é um procedimento cirúrgico no qual um tubo de respiração é inserido na traqueia através de uma incisão na garganta.

É utilizado quando a intubação pelo nariz ou pela boca não é possível. Ou ainda quando é necessário um suporte prolongado do ventilador.

Uma traqueostomia pode ser indicada quando um tumor pulmonar ou esofágico causa compressão da traqueia e interfere na respiração.

Uma lesão traumática da parede torácica ou epiglote pode exigir uma traqueostomia de emergência. A traqueostomia permanente pode ser necessária em pessoas com uma lesão medular grave que não conseguem respirar adequadamente por conta própria ou naquelas com doença pulmonar terminal

A traqueia é uma estrutura tubular no pescoço e na parte superior do tórax. Ela transporta o ar de e para os pulmões quando uma pessoa respira.

Quando uma pessoa inala, o ar viaja pelo nariz ou pela boca, pela traqueia e pelos pulmões.

Quando os pulmões expelem o ar, eles retornam pela traqueia e saem pela boca ou pelo nariz.

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

DOS SANTOS MARSICO, Paula; MARSICO, Giovanni Antonio. Traqueostomia. Pulmão RJ, v. 19, n. 1-2, p. 24-32, 2010. – Link

Daniel Pereira

Olá. Meu nome é Daniel Pereira. Sou biólogo e o fundador do site Planeta Biologia. Se você curte ciências como eu, você veio ao lugar certo. Vamos aprender juntos?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo