Início / Vídeos / O Veneno está na Mesa

O Veneno está na Mesa

O filme de Silvio Tendler é fundamental para entender o panorama do agronegócio, seus interesses e impactos na vida de todos. Todos os anos milhares de pessoas morrem ou sofrem de várias doenças em função do uso indiscriminado de agrotóxicos. O veneno está na mesa é um filme fundamental para entender como os poderes privados e políticos estão intimamente envolvidos.

Dê a sua sugestão de vídeo também. Deixe seu comentário sobre que vídeo gostaria de ver aqui no Planeta Biologia.

Veja o vídeo  O Veneno está na Mesa 2

Assista também O mundo segundo a Monsanto

O veneno está presente na comida nossa de todos os dias dos brasileiros. Alias, estamos entre os países que mais consomem agrotóxicos em todo o planeta.

A alimentação não é apenas um evento econômico em que aquilo que se come é produzido na fazenda, mas também toda uma relação com a natureza, com a saúde daqueles que trabalham no campo e acabam por estar mais expostos aos efeitos dos agrotóxicos.

A desconstrução do mito do filme O veneno está na mesa

É possível produzir alimentos sem degradar os alimentos e sem que seja necessário ouso de extensas áreas para a monocultura, utilizando de recursos da agroecologia, da produção agrícola familiar, da diversidade que se pode produzir diversos alimentos em um mesmo espaço, fazendo com isso uma menor pressão sobre a ecologia local.

Há uma série de soluções que podemos empregar. Falta levar ao conhecimento e colocar em prática

O que você acha desse assunto? Você acha que é possível um mundo sem agrotóxicos? Deixe sua opinião.

6 comentários

  1. Cleonilde soares nobre,

    É Preciso que o governo federal tome as providencias cabiveis , a respeito de usar agrotóxicos na agricultura, porém é fundamental que o governo invista em produtos orgânico, e isso é possivel, o nosso país é enorme, e o mais importânte é que o governo federal tenha a preocupação de atender primeiro a nossa população, e só exportar os produtos se for possivél, o importânte é que toda a população do nosso país tenha uma alimentação saudável, se for para consumir um produto com veneno é melhor não consumir, sei que o melhor plano de saúde é a prevenção, por tanto sabemos que vale a pena investir nos produtos orgânicos, isso vai contribuir para zerar o cancer e outros problemas de saúde,

    • Excelente comentário

      Eu lembro que na época em que fazia o antigo ginásio, estudávamos em história sobre um modelo produção agrícola chamado plantation, baseado no latifúndio, monocultura com mão de obra escrava, voltada para o mercado externo. Hoje existe um modelo chamado agronegócio baseado no latifúndio, monocultura com o uso extensivo de agrotóxico, trabalho muito mal assalariado. Voltada ao mercado externo. Parece que as coisas não mudaram tanto

  2. nota-se que as Instituições que apoiam esta iniciativa são todas INSTITUIÇÕES DE ESQUERDA, contra o CAPITALISMO, apoiadores dos ROUBOS DO PT realizados na PETROBRAS e apoiadores ao Governo Dilma, já comprovadamente no processo de DESTRUIR A ECONOMIA DO BRASIL, assim como o faz pelo MAIOR ROUBOS DAS EMPRESAS PÚBLICAS nestes dias. Hoje, o SUPREMO está definindo como será o IMPEACHMENT de DILMA. Então não posso confiar neste site

  3. Odair Nunes Gonçalves

    Preciso muita informação sobre como substituir agrotóxico, na agricultura familiar.
    Sou professor na associação da escola Familiar Rural de Tucumã.

    • Planeta Biologia

      Existem várias maneiras, não há apenas uma solução. Cada caso é um caso, depende da região, do clima, solo. Boas alternativas são a plantação em mosaico, quando mais diversificado melhor. O uso de estufas também ajudam. Há também plantas que ajudam a espantar predadores naturais, como o boldo brasileiro, hortelã, capim defunto, diversos tipos de pimenteiras. Tem também animais que ajudam no controle de algumas pragas. Mas como disse cada caso é um caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
79 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 19,00
QUERO VER OS SLIDES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide