Home » Saúde » Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento

Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento

Durante a puberdade masculina ocorrem várias mudanças com o corpo dos meninos. Crescimento e desenvolvimento dos músculos, o aparecimento dos pelos, do pomo de adão, são algumas mudanças físicas. também irão acontecer várias mudanças psicológicas, Mudanças essas devido a uma elevação de produção dos hormônios masculinos. Veja uma vídeo aula e depois continue com a leitura.

Na puberdade masculina, os hormônios produzidos pela hipófise estimulam os testículos, as glândulas do sistema genital masculino, a produzir hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Esse hormônio é o responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas, como:

  • alargamento dos ombros e do tórax;
  • surgimento de pelos em várias regiões do corpo, como nas axilas, no peito, nos braços, nas pernas, na região pubiana e no rosto;
  • desenvolvimento do pênis e dos testículos.

É na puberdade que o menino começa a produzir e liberar o sêmen (ou esperma). O sêmen é uma mistura de líquidos e espermatozoides (os gametas masculinos).

A eliminação do sêmen é chamada de ejaculação e pode ocorrer durante o ato sexual, na masturbação e também durante o sono (fenômeno chamado de polução noturna).

Da mesma maneira que nas meninas, as glândulas sudoríparas e sebáceas ficam mais ativas na puberdade, aumentando a sudorese e a oleosidade da pele, com o freqüente surgimento de cravos e espinhas.

Outra mudança que ocorre nos meninos nesse período é o engrossamento das cordas vocais, tornando a voz mais grave. Como o processo é gradual, é comum os meninos dessa faixa etária, ao falar, emitirem alguns sons mais agudos de forma involuntária.

Veja também:  Adolescência, puberdade e sexualidade

Puberdade Feminina

GINECOMASTIA

Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamentoAs alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade nos garotos podem causar o desenvolvimento das mamas. O acúmulo de gordura localizada, o consumo de álcool em excesso, drogas ou certos tipos de medicamento também podem causar essa disfunção. Chamado de ginecomastia, termo que significa “mamas com aspecto feminino”, o desenvolvimento acentuado das mamas acontece em aproximadamente 40% a 60% dos homens.

Muitos garotos se sentem tão incomodados com a aparência de suas mamas que podem deixar de praticar atividades esportivas – como natação – ou atividades de lazer, como ir à praia. Até um jogo de futebol dos “com camiseta” contra os “sem camiseta” pode ser motivo de vergonha.

Entretanto, na maioria dos casos, não há motivos para preocupação. Além de muito comum na população masculina, o aumento das mamas é geralmente temporário e não interfere na virilidade. Na maior parte dos casos, o crescimento do corpo e a maior produção de testosterona são responsáveis pela regressão natural das mamas.

Da uma olhada aqui em uma aula sobre os órgãos sexuais masculinos.

Resumo da aula Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento

  • Na puberdade ocorrem várias mudanças psicológicas e químicas
  • há um aumento na produção dos hormônios masculinos
  • a ginecomastia, crescimento  das mamas, pode ser acontecer com alguns garotos

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=LGTPIqXYFI8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
INSCREVER-SE
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser

Compartilhe isso com um amigo