Meio AmbienteEcologiaIdeias Sustentáveis

A importância da reciclagem de papel

Veja como fazer e porque é importante reciclar o papel

Podemos considerar como reciclagem de papel o reaproveitamento de papel que não é mais funcional ou que já foi totalmente consumido para determinado fim, mas ainda com qualidade suficiente para que possa entrar em processo de reciclagem.

Se você quiser aprender uma receita caseira de papel reciclado vá até à parte inferior da página e veja um vídeo de como fazer.

Na reciclagem de papel velho ocorre um reaproveitamento das fibras de celulose presentes em papéis, cartões, cartolinas e papelão. Essas fibras serão reutilizadas na produção de papel novo e que poderão ser novamente disponibilizadas para diversos fins.

Importância da reciclagem de papel

A reciclagem do papel muito importante para o meio ambiente. Ao reciclar ou comprar papel reciclado, árvores deixaram de ser cortadas.

A reciclagem tem uma grande importância não só ecológica e econômica, mas também social, pois significa geração de emprego, além é claro de contribuir para redução de recursos naturais.

Veja também:

Ao contrário do que muito de pensamos,  o papel reciclado está muito presente em nossas vidas. É muito comum utilizarmos esse tipo de material.

Produtos como papel cartão e papelão que está em sua casa agora tem grande possibilidade de serão papel reciclado. Um tipo de papel, chamado reciclato tem se popularizado cada ver mais pela sua qualidade.

Muitas fábricas que produzem celulose agem de forma integrada, ou seja, além de produzir papel novo a partir de pasta de celulose, também são capazes de realizar a reciclagem de papel.

Como é feita a reciclagem de papel?

papel reciclado

Começa basicamente pela seleção do material, com a separação do material que será utilizado para ser colocado em contentores que irão gerar fibras novas para produção de papel a partir das fibras velhas.

Normalmente as fibras recicladas são misturadas a pastas com fibra virgens. Este papel que foi reciclado difere do papel que é feito apenas fibras virgens, mas isso não significa que o papel reciclado seja de qualidade ruim.

Em muitas aplicações é comum a escolha pelo papel reciclado do que aquele que feito exclusivamente por fibras virgens.

Essa nova mistura de pasta de celulose é submetida a um processo de refinamento de crivagem e depuração onde o novo papel irá ganhar mais resistência e qualidade. Neste processo são retirados excessos de materiais contaminantes para o papel reciclado.

Ao final a pasta é levada para a secagem e formatação. Terminado esse processo a reciclagem de papel se conclui e o novo material poderá novamente ser utilizado.

Dependendo da quantidade de fibras virgens utilizadas para a reciclagem, o papel pode ser classificado em diferentes 57 categorias e que são agrupadas em cinco grupos diferentes.

Esses grupos são os seguintes:

  • Grupo 1: Qualidades Corrente
  • Grupo 2: Qualidades Médias
  • Grupo 3: Qualidades Elevadas
  • Grupo 4: Qualidades Kraft
  • Grupo 5: Qualidades Especiais

Como fazer papel reciclado caseiro?

reciclagem de papel

Para está experiência serão necessários os seguintes materiais

  • Papel velho – revistas, jornal, caderno usado etc (papeis de origens semelhantes tem resultado final mais homogêneo)
  • Balde ou recipiente grande
  • Liquidificador
  • Tela (silk screen)
  • Bacia grande
  1. Pique os papeis em pedaço pequeno e depois coloque no balde
  2. Coloque água no balde com o papel picado de forma a cobrir tudo e deixe a mistura descansar por 3 dias
  3. Depois de três dias pegue está mistura coloque no liquidificador e bata até que se forme uma consistência de uma pasta.
  4. Com a pasta pronta, coloque-a na bacia grande coloque água para cobrir a mistura passando uns 10 centímetros da pasta que está no fundo.
  5. Pegue a tela de silk com às duas mãos e leve até o fundo da bacia e mexa para que espalhe as fibras e comece a subir a tela lentamente. A mistura irá ficar na parte de cima da tela.
  6. O passo seguinte é deixar a mistura descansar sobre a tela por um dia inteiro em um local bem arejado.
  7. Por último, é só retirar o papel com cuidado da tela e pronto! Está feito sua reciclagem de papel.

Espero que dicas possam ser úteis e inspiradoras.

Até a próxima postagem! 😉

 

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você