ZoologiaAulas

Filo echinodermata – locomoção, classificação, alimentação, reprodução

Veja quem são, as principais características e exemplos de animais do filo echinodermata

filo echinodermata são de animais exclusivamente marinhos, bentônicos e deuterostômados. Entre suas principais características podemos citar a pele dura e o sistema de locomoção ambulacral. Veremos em detalhes cada um desses conceitos

Os animais do filo echinodermata apresentam formas do corpo que são associadas, muitas vezes, a outros seres vivos ou objetos.

Essas formas incomuns, por si só, tornam esses animais fascinantes e especiais. Dê uma olhada no slide logo abaixo e depois continua  a leitura.

Características gerais do filo echinodermata

A principal característica do filo echinodermata é a pele dura e espinhosa. Seu nome vem justamente dessa característica (do grego echinos = espinho; dermatos= pele).

O fundo do mar é o principal habitat dos echinodermata. Eles apresentam um esqueleto interno ou endosqueleto, que é constituído por pequenas placas calcárias, que se articulam.

Seu nome está relacionado ao fato de esses animais apresentarem, em geral, espinhos na superfície do corpo. Os espinhos, que são projeções do endosqueleto, variam em forma e tamanho e estão relacionados com a defesa e a locomoção dos animais.

Os equinodermos têm boca, mas o ânus pode estar ausente. Na maioria dos echinodermata, a boca localiza-se na chamada região oral (ou ventral). O ânus, quando presente, localiza-se na região oposta à boca, chamada de região aboral (ou dorsal).

Todo o movimento dos echinodermata é coordenado pelo sistema nervosoque é formado por gânglios nervosos situados ao redor da boca.

Desses gânglios partem nervos que se estendem pelos braços ao longo do corpo dos animais. O sistema sensorial é bem simples, com poucos órgãos especializados.

Veja alguns detalhes da anatomia desses animais na imagem abaixo.

Locomoção

A maioria dos equinodermos se locomove rastejando pelo fundo do mar. Essa locomoção é lenta e realizada por meio dos chamados pés ambulacrais, pertencentes ao sistema ambulacral, a principal característica desse filo.

Ele é formado por um conjunto de canais ligados a pequenos pés ambulacrais, ambos preenchidos pela água do mar que circula em seu interior.

echinodermata

Todo o sistema ambulacral recebe água por uma abertura, a placa madrepórica, situada na região aboral. Inicialmente, a água preenche um canal circular, depois os canais radiais e alcança os pés ambulacrais.

A pressão da água e a ação de músculos enchem ou esvaziam os pés ambulacrais. Quando cheios de água, os pés se prendem a um substrato e, com esse apoio, o animal movimenta-se para a frente.

Quando os pés esvaziam, o processo se reinicia.

Dessa forma, prendendo e soltando os pés ambulacrais do substrato, ocorre o deslocamento.

Existem echinodermata que vivem fixos a um substrato, como o fundo do mar, rochas ou outras estruturas. É o caso de alguns lírios-do-mar.

Alimentação

A maioria dos equinodermos apresenta um sistema digestório completo, com boca e ânus.

O aspecto inofensivo das estrelas do mar não revela seu hábito alimentar; elas são predadoras muito ativas. Esses equinodermos se alimentam principalmente de caramujos, mariscos, ostras, crustáceos, outros equinodermos – como o ouriço-do-mar – e até peixes.

Os lírios-do-mar capturam seus alimentos, principalmente plâncton, pelos tentáculos ao redor da boca. As serpentes do mar e os pepinos-do-mar  são animais que se alimentam preferencialmente de detritos orgânicos (detritívoros), no fundo do mar, mas algumas serpentes do mar se alimentam também de moluscos e crustáceos (carnívoras). Os ouriços-do-mar têm uma série de dentículos no interior da boca que raspam algas das rochas.

Reprodução

A maioria dos equinodermos apresenta sexos separados e sua reprodução é sexuada, Em determinadas épocas do ano, machos e fêmeas lançam seus gametas na água, onde acontece a fecundação externa.

Entre as estrelas do mar, há espécies que são hermafroditas.

Regeneração em Echinodermata

Na maioria dos equinodermos, a capacidade de regeneração é muito desenvolvida. Se uma estrela-do-mar perder um de seus braços, ela poderá regenerá-lo formando um novo braço.

E se perder um braço que tenha parte de seu disco central (onde fica a boca), este poderá originar uma nova estrela em algumas semanas.

Em uma situação de fuga do predador, um pepino-do-mar pode lançar para fora parte de suas vísceras, de modo que o predador se alimente delas enquanto o pepino foge, já que em algumas semanas e!e poderá regenerá-las.

Classificação dos Echinodermata

Os equinodermos podem ser classificados em cinco grupos de acordo com a organização externa do corpo.

Asteroides

No grupo dos asteroides estão as estrelas-do-mar. Nos animais representantes desse grupo, o número de braços é, na maioria, cinco, mas há espécies com até 42. Os pés ambulacrais localizam-se na região oral. Apresentam espinhos, mas são geralmente pequenos.

Equinoides

Os ouriços-do-mar e as bolachas do mar são classificados como equinoides. Enquanto o corpo dos ouriços-do-mar é arredondado e apresenta espinhos grandes, o corpo das bolachas do mar é achatado e os espinhos são pequenos. Nenhum dos dois animais apresenta braços.

Os pés ambulacrais estão distribuídos por todo o corpo e apresentam lanterna de Aristóteles.

Em algumas espécies de ouriços-do-mar, os espinhos são venenosos.

Holoturoides

O pepino-do-mar é classificado como um holoturoide. Nos animais desse grupo, o corpo é alongado e sem braços. Os pés ambulacrais encontram-se em fileiras ao longo do corpo. Os espinhos são pequenos.

Crinoides

Nos crinoides o corpo apresenta-se em forma de taça. Apresentam cinco braços que se ramificam e capturam partículas em suspensão na água.

A maioria é fixa ao substrato. Os pés ambulacrais localizam-se na região oral. Os lírios do mar são os animais representantes desse grupo.

Ofiuroides

As serpentes do mar são ofiuroides. O corpo é achatado e os cinco braços são flexíveis, ligados por um disco central. Os pés ambulacrais localizam-se na região oral e os espinhos são pequenos.

Importância ecológica

Os papéis ecológicos dos equinodermos estão relacionados principalmente às teias alimentares marinhas, já que há muita variedade de formas de alimentação no grupo (ou seja, ocupam diferentes níveis nas cadeias alimentares). A importância econômica se concentra na alimentação humana.

Importância econômica

Os órgãos reprodutores (gônadas) de ouriços-do-mar são muito apreciados na culinária japonesa, sendo também consumidos na China na América do Norte, na Galícia (Espanha) e no Chile.

Na culinária japonesa, há o sushi namako, preparado com pedaços de pepinos-do-mar. Esse alimento é muito apreciado no Japão e na China e tem alto valor nutricional.

Resumo da Aula filo echinodermata

  • As principais características dos echinodermata.
  • Os cinco principais grupos de echinodermata e suas características
  • Aspectos relativos à importância econômica e ecológica dos equinodermos.

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

bibliografia

  • BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 4.ª edição. São Paulo: Roca. 1990

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo