O que é fadiga adrenal: sintomas, causas, tratamento
Também conhecida como insuficiência adrenal, está relacionada a baixa produção de hormônios e ao estresse contínuo

Você se sente cansado o tempo todo? Mesmo que esteja dormindo completamente? Você sente desejos por alimentos salgados? Talvez tenha passado por vários médicos e nenhum deles pode dizer o que há de errado com você. Esses sintomas são bastante comuns em quem tem fadiga adrenal.
O que é fadiga adrenal
Fadiga adrenal é uma patologia em que as glândulas adrenais tem uma baixa produção de hormônios corticoides e tem como principal sintoma o cansaço. As causas podem ser diversas e seu diagnóstico não é simples. Alguns endocrinologistas defendem que o estresse contínuo é a principal causa.
O termo “fadiga adrenal” foi cunhado em 1998 por James Wilson, PhD, naturopata e especialista em medicina alternativa. Também pode ser conhecida como insuficiência adrenal.
Ele descreve isso como um “grupo de sinais e sintomas relacionados (uma síndrome) que resulta quando as glândulas adrenais (também chamadas de supra renais) funcionam abaixo do nível necessário”.
Ele diz que geralmente é associado a estresse intenso e muitas vezes segue infecções crônicas como bronquite, gripe ou pneumonia.
As pessoas com esses sintomas podem não ter sinais físicos da doença, mas ainda podem sentir-se cansadas, “cinzas”, e têm fadiga que não melhora com o sono. Eles também anseiam petiscos salgados.
Possíveis causas da fadiga adrenal
O sistema imunológico do seu corpo responde abrandando quando você está sob estresse. Suas glândulas adrenais, que são pequenos órgãos acima de seus rins, respondem ao estresse, liberando hormônios como o cortisol. Eles regulam sua pressão sanguínea e como seu coração funciona.
De acordo com a teoria, se você tem estresse a longo prazo (como a morte de um membro da família ou uma doença grave), suas glândulas adrenais não podem produzir continuamente o cortisol extra, você pode não se sentir bem. Então a fadiga adrenal se instala. Essa alteração é vai causar todos os sintomas.
Não há teste aprovado para a fadiga adrenal. Testes de sangue não podem detectar uma pequena queda na produção adrenal, e ainda não há qualquer outro teste definitivo relacionado ao sistema endócrino que possa diagnosticar a fadiga adrenal
Os tratamentos sugeridos para a regular uma função adrenal saudável são uma dieta baixa em açúcar, cafeína e comida industrializada.
A “suplementação nutricional direcionada” que inclui vitaminas e minerais pode ajudar a atenuar os sintomas. Entre os suplementos estão:
- Vitaminas B5, B6 e B12
- Vitamina C
- Magnésio
Probióticos e uma variedade de suplementos de ervas também são recomendados para ajudar seu corpo na produção de cortisol.
A fadiga adrenal é um mito?
Não há ciência para apoiá-lo. A Sociedade de Endocrinologia, a maior organização mundial de endocrinologistas (pessoas que pesquisam e tratam pacientes com doenças relacionadas a glândulas e hormônios), diz categoricamente que a fadiga adrenal não é uma doença real.
E diz que os sintomas da fadiga adrenal são tão gerais que podem ser aplicados em muitas doenças ou condições (depressão, apneia do sono, fibromialgia) ou provêm da vida cotidiana.
E a sociedade diz que alguns dos tratamentos podem ser perigosos. Melhorar a sua dieta provavelmente irá fazer você se sentir melhor, independentemente da doença que tenha, mas tomar suplementos para ajudar seu corpo a produzir cortisol extra se você não precisar deles pode fazer com que suas glândulas supra-renais parem de funcionar, adverte.
Principais sintomas da fadiga adrenal?
Os sintomas, como estar cansado, falta de energia e dormir o dia todo, podem ser sinais de depressão, apneia do sono, fibromialgia ou uma condição chamada insuficiência adrenal.
O que é a insuficiência adrenal?
Ao contrário da fadiga adrenal, esta é uma doença reconhecida que pode ser diagnosticada. Existem duas formas desta condição, e ambas são causadas por danos ou problemas com as glândulas supra renais que não produzem hormônios o suficiente para o hormônio cortisol.
Os sintomas de ambas as formas incluem fadiga crônica, perda de apetite, fraqueza muscular, perda de peso e dor estomacal. Você também pode ter náuseas, vômitos, baixa pressão arterial, diarreia, depressão ou escurecimento da pele.
A insuficiência adrenal é diagnosticada com um exame de sangue que verifica se seus níveis de cortisol são muito baixos. Se você tiver, você precisará fazer uma substituição hormonal.
Bibliografia
- ARIANTE, Carmine M. Depression, stress and the adrenal axis. Journal of neuroendocrinology, v. 15, n. 8, p. 811-812, 2003.
- FERAZZA, Jessica Magari; OTA, Claudia Consuelo. Fadiga Adrenal Corpo e Mente em Desequílibrio. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 2, n. 2, p. 749-763, 2016 <acesso em 17 de janeiro de 2021>