Saúde

O que é fadiga adrenal: sintomas, causas, tratamento

Também conhecida como insuficiência adrenal, está relacionada a baixa produção de hormônios e ao estresse contínuo

Você se sente cansado o tempo todo? Mesmo que esteja dormindo completamente? Você sente desejos por alimentos salgados? Talvez tenha passado por vários médicos e nenhum deles pode dizer o que há de errado com você. Esses sintomas são bastante comuns em quem tem fadiga adrenal.

O que é fadiga adrenal

Fadiga adrenal é uma patologia em que as glândulas adrenais tem uma baixa produção de hormônios corticoides e tem como  principal sintoma o cansaço. As causas podem ser diversas e seu diagnóstico não é simples. Alguns endocrinologistas defendem que o estresse contínuo é a principal causa.

O termo “fadiga adrenal” foi cunhado em 1998 por James Wilson, PhD, naturopata e especialista em medicina alternativa. Também pode ser conhecida como insuficiência adrenal.

Ele descreve isso como um “grupo de sinais e sintomas relacionados (uma síndrome) que resulta quando as glândulas adrenais (também chamadas de supra renais) funcionam abaixo do nível necessário”.

Ele diz que geralmente é associado a estresse intenso e muitas vezes segue infecções crônicas como bronquite, gripe ou pneumonia.

As pessoas com esses sintomas podem não ter sinais físicos da doença, mas ainda podem sentir-se cansadas, “cinzas”, e têm fadiga que não melhora com o sono. Eles também anseiam petiscos salgados.

Possíveis causas da fadiga adrenal

sistema imunológico do seu corpo responde abrandando quando você está sob estresse. Suas glândulas adrenais, que são pequenos órgãos acima de seus rins, respondem ao estresse, liberando hormônios como o cortisol. Eles regulam sua pressão sanguínea e como seu coração funciona.

De acordo com a teoria, se você tem estresse a longo prazo (como a morte de um membro da família ou uma doença grave), suas glândulas adrenais não podem produzir continuamente o cortisol extra, você pode não se sentir bem. Então a fadiga adrenal se instala. Essa alteração é vai causar todos os sintomas.

Fadiga Adrenal

Não há teste aprovado para a fadiga adrenal. Testes de sangue não podem detectar uma pequena queda na produção adrenal, e ainda não há qualquer outro teste definitivo relacionado ao sistema endócrino que possa diagnosticar a fadiga adrenal

Os tratamentos sugeridos para a  regular  uma função adrenal saudável são uma dieta baixa em açúcar, cafeína e comida industrializada.

A “suplementação nutricional direcionada” que inclui vitaminas e minerais pode ajudar a atenuar os sintomas. Entre os suplementos estão:

  • Vitaminas B5, B6 e B12
  • Vitamina C
  • Magnésio

Probióticos e uma variedade de suplementos de ervas também são recomendados para ajudar seu corpo na produção de cortisol.

A fadiga adrenal é um mito?

Não há ciência para apoiá-lo. A Sociedade de Endocrinologia, a maior organização mundial de endocrinologistas (pessoas que pesquisam e tratam pacientes com doenças relacionadas a glândulas e hormônios), diz categoricamente que a fadiga adrenal não é uma doença real.

E diz que os sintomas da fadiga adrenal são tão gerais que podem ser aplicados em muitas doenças ou condições (depressão, apneia do sono, fibromialgia) ou provêm da vida cotidiana.

E a sociedade diz que alguns dos tratamentos podem ser perigosos. Melhorar a sua dieta provavelmente irá fazer você se sentir melhor, independentemente da doença que tenha, mas tomar suplementos para ajudar seu corpo a produzir cortisol extra se você não precisar deles pode fazer com que suas glândulas supra-renais parem de funcionar, adverte.

Principais sintomas da fadiga adrenal?

Os sintomas, como estar cansado, falta de energia e dormir o dia todo, podem ser sinais de depressão, apneia do sono, fibromialgia ou uma condição chamada insuficiência adrenal.

O que é a insuficiência adrenal?

Ao contrário da fadiga adrenal, esta é uma doença reconhecida que pode ser diagnosticada. Existem duas formas desta condição, e ambas são causadas por danos ou problemas com as glândulas supra renais que não produzem hormônios o suficiente para o hormônio cortisol.

Os sintomas de ambas as formas incluem fadiga crônica, perda de apetite, fraqueza muscular, perda de peso e dor estomacal. Você também pode ter náuseas, vômitos, baixa pressão arterial, diarreia, depressão ou escurecimento da pele.

A insuficiência adrenal é diagnosticada com um exame de sangue que verifica se seus níveis de cortisol são muito baixos. Se você tiver, você precisará fazer uma substituição hormonal.

Bibliografia

  • ARIANTE, Carmine M. Depression, stress and the adrenal axis. Journal of neuroendocrinology, v. 15, n. 8, p. 811-812, 2003.
  • FERAZZA, Jessica Magari; OTA, Claudia Consuelo. Fadiga Adrenal Corpo e Mente em Desequílibrio. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 2, n. 2, p. 749-763, 2016  <acesso em 17 de janeiro de 2021>

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios! Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você