O que é

O que é Mesogleia – Função

Entenda como é e qual a função da Mesogleia

A mesogleia é uma camada gelatinosa extracelular que está presente tanto em ctenóforos quanto em cnidários. Ela fica localizada entre o epitélio interno, a epiderme e o epitélio externo. Mais especificamente fica entre a gastroderme e a ectoderme. A mesogleia também pode ser conhecida com meso-hilo.

Essa camada pode variar quanto a sua espessura dependendo da espécie de cnidário. Vai desde uma fina camada sem células até uma camada espessa e fibrosa. Quanto mais espessa é essa camada mais gelatinoso será o aspecto do animal A Mesogleia é constituída principalmente de material mucoso.

Tem como principal função servir de “tecido de revestimento”. De ficar alocada em espaços vazios. Alguns autores admitem também que essa camada também tem a função de controlar a densidade do animal para que ele possa flutuar ou afundar com mais facilidade.

Assuntos relacionados a mesogleia

Referência Bibliográfica

Glossário de Zoologia – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar