O que é

O que é Cnidócito – Função, estrutura

Também conhecidos por Cnidoblastos

O cnidócito, também conhecido como cnidoblasto, é uma célula urticante presente no filo dos cnidários. São encontradas principalmente nos tentáculos. Essas células possuem duas estruturas muito características. São elas o cnidocílio e o nematocisto (ou cnidocisto).

O cnidocílio está presente na parte exterior do cnidócito e quando é tocado ou sofre qualquer tipo de pertubação aciona o nematocisto que nada mais é que uma estrutura com uma abertura chamada de opérculo e um filamento urticante que vai liberar substâncias tóxicas.

O filamento urticante no interior do nematocisto, chamado de nematocílio, apenas será acionado se houver qualquer toque que seja “sentido” pelo nematocisto.

Essas substâncias tóxicas presentes no nematocisto são produzidas pelo complexo golgiense de cada célula. Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela.

O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidáriosO veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem. Em geral causam apenas dor e irritação, mas há algumas espécies com um veneno tão forte que pode levar um adulto a morte em pouco tempo.

Veja um vídeo abaixo ilustrando o funcionado dos cnidócitos

Assuntos relacionados a Cnidócitos

Referências Bibliográficas

Glossário de Zoologia – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar