Saúde

Prion e a doença da Vaca Louca

Prion e a doença da Vaca Louca
5 (100%) 2 votos

Proteínas infecciosas – os príons

São conhecidos como príons (do inglês proteinaceous ínfectious particles) formas alteradas de uma proteína encontrada normalmente na membrana das células nervosas cerebrais (lembre-se da relação Prion e a doença da Vaca Louca). Por terem sua solubilidade diminuída, acumulam-se e provocam a morte das células nervosas. Os príons têm sido associados a várias doenças neurológicas e degenerativas graves – as encefalopatias espongiformes como a  da vaca louca, que deixam o tecido cerebral com aspecto esponjoso. Veja um vídeo e depois continue coma a leitura.

A opinião pública tomou conhecimento dos príons em 1986, quando ovelhas e depois vacas passaram a demonstrar comportamento agressivo, redução da coordenação motora e posteriormente óbito.

Jogue um game sobre as Proteinas.

Veja como as proteínas são feitas.

Uma proteína pode tornar-se anormal por uma alteração genética ou ainda por contaminação via alimentar, e é capaz de fazer com que outras moléculas proteicas sejam copiadas com “erro”.

Nos seres humanos surgiu uma variante do mal da vaca louca, adquirida pelo fato de as pessoas se alimentarem da carne de ovinos e de bovinos proveniente de países onde existe contaminação.

Infográfico sobre Prion e a doença da Vaca Louca

Prion e a doença da Vaca Louca

Assim como para o gado ovino e bovino, não há tratamento para humanos. Os principais sintomas são graves problemas musculares e demência.

A contaminação de ovelhas e de bois ocorre pela utilização sem controle dos restos desses animais, utilizados na produção de ração animal. A falta de vigilância sanitária impede a percepção de proteínas “mutantes”, daí ser maior o risco de contaminação.

O que você achou do artigo Prion e a doença da Vaca Louca? Deixe sua sugestões e o que você gostaria de ver escrito aqui no site.

Fontes: http://www.cdc.gov/prions/

http://www.hopkinsmedicine.org/healthlibrary/conditions/nervous_system_disorders/prion_diseases_134,56/

Redação Planeta Biologia

Planeta Biologia é uma site de educação com foco na produção de conteúdos para ensino fundamental e ensino médio. Desde 2012 escreve, produz slides e vídeos com o objetivo de auxilar o ensino de ciências e biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar