Saúde

Puberdade Feminina: entenda as principais mudanças dessa época

Durante a puberdade feminina ocorrem várias mudanças de natureza física e psicológica. Isso se deve principalmente ao aumento na produção de dos hormônios femininos.

A menarca (primeira menstruação), é considerada o início da puberdade, bem com o início da adolescência.

Nas meninas, as glândulas do sistema genital feminino, ou seja, os ovários, passam a produzir os hormônios sexuais, principalmente o estrógeno e a progesterona, sob o estímulo de hormônios liberados pela hipófise.

O estrógeno e a progesterona são responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias femininas:

  • acúmulo de gordura nas regiões das nádegas, das coxas e dos quadris, que ficam mais arredondadas;
  • desenvolvimento dos seios;
  • aparecimento de pelos na região pubiana e nas axilas;
  • alargamento dos ossos da bacia.

As alterações hormonais provocam muitas mudanças no metabolismo, ou seja, nas reações químicas que ocorrem no corpo. Na puberdade, é comum a menina transpirar mais devido ao aumento de atividade das glândulas sudoríparas. A pele pode ficar mais oleosa e geralmente surgem cravos e espinhas.

Um dos momentos mais marcantes da puberdade feminina é a primeira menstruação, chamada menarca. A menstruação caracteriza-se pela eliminação de parte do tecido de revestimento interno do útero que estava preparado para uma possível gravidez. A eliminação desse tecido provoca sangramento e ocorre pela abertura da vagina.

Que tal publicar um artigo, um post, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? O que você acha disso?

Se você encontrou algo indevido nos textos e nas imagens que recebemos, por favor deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Veja também:

Puberdade Feminina – Resumo

  • a menarca é o início da puberdade feminina
  • ocorrem transformações de natureza física e psicológica

Planeta Biologia

Quem somos? 👋 Olá, biocuriosos! Somos a Redação do Planeta Biologia – um time apaixonado por ciência, formado por biólogos de várias partes do Brasil (e com muita vontade de compartilhar conhecimento!). Nosso planeta é repleto de vida, e nosso objetivo é explorá-lo com você de um jeito fácil, divertido e sem complicação. Queremos te ajudar a entender desde os micróbios mais espertos até os ecossistemas gigantes – tudo com pitadas de humor, curiosidades e muita interação. Aqui, a biologia não fica só nos livros: ela ganha cores, memes, quizzes e até histórias malucas. Aviso importante: Somos movidos a café, perguntas sem resposta e a certeza de que aprender pode (e deve!) ser uma aventura. Junte-se a nós nessa expedição! Contribuições de biólogos parceiros são sempre bem-vindas – porque ciência se faz com colaboração!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo