Início / Aulas / Bactérias e Doenças Associadas

Bactérias e Doenças Associadas

A aula de hoje é Bactérias e Doenças associadas. Fizemos um PodCast com uma linguagem bem adolescente, já vou logo avisando.Fizemos também uma  apresentação em slides em que você conhecerá algumas características das bactérias além de doenças causadas por esses seres vivos.

Assista essas a aulas:

Os seres vivos mais simples

aula sobre o Reino Monera

O papel ecológico das bactérias

As bactérias são seres unicelulares, procariotos, ou seja, não possuem um núcleo individualizado. Isso significa que o material genético, tanto o DNA quanto o RNA ficam misturados com as demais organelas no citoplasma bacteriano.

Fazem parte do Reino Monera, podem viver de forma isolada ou em colônias e possuem como única organela os ribossomos. Uma estrutura muito importante observada em bactérias é a parede celular que confere uma grande resistência nesses micro-organismos. A reprodução ocorre principalmente de forma assexuada, porém também é observado a reprodução sexuada que é denominada conjugação bacteriana.

Algumas bactérias podem se locomover graças aos flagelos, que podem ser únicos, em duplas, ou em grandes números.

São várias doenças que são associadas com bactérias, porém deve-se ressaltar que a maioria delas não causa qualquer dano aos seres humanos. Várias delas são fundamentais para a manutenção de nossa vida e o bom funcionamento de nossos organismos. Bactérias autótrofas, por exemplo, produzem oxigênio, o qual nós utilizamos. Muitas delas são fixadoras de nitrogênio, e outras são essenciais para realização da digestão.

Algumas das Bactérias e Doenças Associadas

Tuberculose

A tuberculose é uma doença que atinge principalmente os pulmões e pode provocar a morte. Porém, quando tratada a tempo e de maneira correta, tem cura.

O agente causador mais comum da tuberculose é conhecido como bacilo de Koch. Os principais sintomas são tosse persistente (por mais de três semanas), com escarro que pode conter sangue; febre; suor excessivo à noite; perda de apetite; perda de peso e fraqueza. A tuberculose pode ser prevenida pela vacina BCG.

Mesmo com vacina e tratamentos que curam a doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2013, estimou a existência de 9 milhões de casos de tuberculose em todo o mundo, dos quais 3 milhões permanecem sem tratamento. No Brasil, em 2013, apesar da queda no número de novos casos (em relação aos dados de 2003). a tuberculose ainda é a 4a maior causa de morte por doenças infecciosas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, 4406 pessoas morreram de tuberculose no Brasil. Entre as pessoas que vivem com o vírus HIV, a tuberculose é a principal causa de morte.

Geralmente, a transmissão da tuberculose ocorre quando um doente tosse, espirra ou fala e espalha no ambiente gotículas de saliva contaminadas com o

bacilo de Koch. Essa bactéria pode sobreviver no ar por horas. Se uma pessoa saudável respirar o ar contaminado, as bactérias podem se instalar nos pulmões e se espalhar para outros locais do corpo, como sangue, fígado e rins.

O fato de uma pessoa sadia estar com a bactéria não indica que ela manifestará a doença. Isso só ocorrerá em casos de baixa resistência do sistema imunitário, que pode ocorrer por vários motivos, como estresse, má alimentação ou Aids.

Cólera

É causada pela bactéria Vibrio cholerae, conhecida como vibrião colérico.

Entre os principais sintomas, estão diarreia intensa com fezes aquosas e esbranquiçadas e vômito, que podem causar desidratação grave. Se o doente não receber socorro médico a tempo, pode morrer.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença provocada por bactérias do gênero Leptospira, que podem penetrar no corpo humano pela pele,

A principal forma de contaminação é pelo contato com a urina de ratos contaminados, presente, por exemplo, na água de enchentes, principalmente em centros urbanos. Quando há inundações, a urina mistura-se à enxurrada e à lama, transportando as bactérias.

A transmissão da leptospirose está associada à presença dos ratos que vivem em esgotos e lixões, comuns nas grandes cidades. Ratos infectados com a bactéria a eliminam pela urina, contaminando água, solo e alimentos.

Difteria: pode ser transmitida pelo ar contaminado e pela saliva, o sintomas são a inflamação da mucuso oral e nasal, além das amígdalas e faringe.

Disenteria Bacilar: a transmissão pode ocorrer através da ingestão de água e alimento contaminados com fezes de doentes. Infecções intestinais, fezes sanguinolentas, dores abdominais e vômitos são sintomas comuns durante a enfermidade.

Febre Tifóide: pode ser transmitida da mesma forma que a disenteria, ou seja, água e alimentos contaminados com fezes de doentes.

Entre os sintomas mais comuns estão febre, fadiga, dor de cabeça, bradicardia, hemorragias nasais, diarreia e vômito.

Meningite Bacteriana: Pode ser transmitida pelo ar ou saliva contaminada. Entre os sintomas podem ocorrer convulsões, febre, diarreia, hemorragia hipotensão arterial.

Você pode saber mais  sobre essa grave doença Portal da Saúde

Pneumonia: transmitida pelo ar e pela saliva, caracteriza-se pela infecção do pulmão, com sintomas como calafrios, febre, tosse com expectoração sanguinolenta.

Talvez você também queira uma matéria relacionada as DST – Doença sexualmente transmissíveis.

A aula bactérias e doenças associadas em breve será associada, e a aula presente na caixa de slide estará disponível também no corpo deste artigo.

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

2 comentários

  1. Valeu mesmo,mutiot bom, adorei o site, eu estava estudando esse assunto e agora tudo se encaixou na minha cabeça. Como faço pra fazer o download da aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem 5 Slides GRÁTIS pra você baixar agora. 
Baixar Slides