Condiloma Acuminado – Verruga Genital

O condiloma acuminado (HPV) é uma Doença Sexualmente Transmissível. Esta é a DST mais comum e estima-se que 75% das pessoas no Brasil irão enfrentá-lo pelo menos uma vez na vida. Há mais de cem tipos de condiloma acuminado, embora a maioria são relativamente inofensivos, alguns causam verrugas genitais  e podem aumentar o risco de desenvolver cancro do colo do útero.

Causas do condiloma acuminado

O condiloma acuminado é transmitido por contato sexual ou com a pele.

Quem é afetado? Quais são os fatores de risco?

Até 75% dos brasileiros desenvolverão o condiloma acuminado durante sua vida. Estima-se que 3 a 9 milhões sejam atualmente portadores. É, portanto, uma DST extremamente comum. No entanto, aqueles em maior risco são:

  • Jovens: adolescentes e adultos jovens são mais afetados porque nem sempre têm práticas sexuais muito seguras
  • Pessoas que têm muitos parceiros sexuais
  • Pessoas que têm um sistema imunológico fraco são mais propensos a ter o vírus

Contágio

O vírus do papiloma humano é muito comum e altamente contagioso, pode ser captado pelo contato entre os genitais, mas também por contatos orais-genitais e “pele a pele”.

A transmissão do vírus é maior nos casos de lesões e / ou verrugas, mas também pode ser feita quando não há lesão visível e a pessoa nem sabe que está portando o vírus.

Os principais sintomas

Condiloma acuminado

Na grande maioria dos casos, o vírus do papiloma humano passa despercebido. Uma pessoa pode carregar o vírus e nunca saber porque não tem sintomas. Quando presentes, os sinais de uma infecção pelo HPV são:

  • Verrugas comuns: indolor, crescimentos podem estar presentes nos joelhos, dedos, rosto, ao redor das unhas
  • Verrugas suaves: nas mãos, pernas ou rosto
  • Verrugas ao redor dos olhos, rosto, pescoço
  • As verrugas genitais, comumente chamadas de condilomas: plano ou em forma de couve-flor, são encontradas nas coxas, na vulva, na vagina, nos testículos, no pênis, no ânus, no colo do útero
  • Lesões pré-cancerosas: estas são células anormais encontradas no colo do útero e apenas um meio de um teste de Papa Nicolau pode ser detectado.

Veja Também:

Diagnóstico

O diagnóstico do vírus do papiloma humano é feito pelo exame físico. Há também um teste de triagem para descobrir se alguém está carregando o vírus, mesmo quando não há sintomas visíveis.

O teste de PAP permite que a mulher diagnostique a presença de células pré-cancerosas relacionadas à infecção pelo HPV.

Possíveis riscos de complicações

A complicação mais comum da infecção pelo condiloma acuminado é o câncer do colo do útero. Essa forma de câncer é causada em quase 100% dos casos pelo HPV, embora o primeiro contato com o vírus e o início da doença demore anos. No Canadá, 1.350 novos casos de câncer de útero são detectados a cada ano e quase 20% das mulheres afetadas sucumbem a ele.

O vírus do papiloma humano também pode, mas muito mais raramente, estar na origem de outras formas de câncer, como as da vagina, vulva, pênis, ânus, boca, garganta.

Tratamento do condiloma acuminado

Não há tratamento para o vírus do papiloma humano. O corpo normalmente elimina a infecção em 1-3 anos. Em casos muito raros (1% dos afetados), o vírus não é eliminado e, em seguida, ocorrem complicações.

No entanto, é possível tratar o condiloma e outras verrugas causadas pelo HPV:

  • As verrugas cutâneas são tratadas com ácido salicílico (over-the-counter) ou por crioterapia
  • As verrugas genitais são tratadas por crioterapia, extração cirúrgica ou eletrocirúrgica, tratamento com laser
  • Alguns medicamentos orais também podem ser prescritos para reduzir o aparecimento de verrugas

Prevenção do condiloma acuminado

Existem duas vacinas altamente eficazes que eliminam o risco de contrair os tipos de condiloma acuminado que são mais frequentemente a causa do câncer:

  • O Cervarix, que fornece proteção, por pelo menos 5 anos, contra os tipos 16 e 18 do HPV, apenas aqueles que podem causar câncer.
  • Gardasil, que fornece proteção, por pelo menos 5 anos, contra os tipos 16 e 18 do HPV, mas também contra os tipos 6 e 11 responsáveis ​​por aproximadamente 90% das verrugas genitais (verrugas genitais)

Ambas as vacinas são para mulheres jovens que nunca foram expostas ao HPV. No entanto, mesmo que tenham sido vacinados contra o condiloma acuminado ou o HPV, as mulheres devem continuar a ser rastreadas para o cancro do colo do útero (teste de Papanicolaou) porque a vacina protege contra apenas cerca de 70% cancros.

Além da imunização, a prática de sexo seguro (uso consistente de preservativos) é a melhor maneira de reduzir o risco de contrair o condiloma acuminado. Deve, no entanto, estar ciente de que o vírus também é transmitido por simples contato com a pele, o preservativo não elimina todos os riscos.

hpv

nota

As informações contidas nesta folha são apenas para fins informativos e permitirá que você faça perguntas informadas ao seu médico. Em nenhum caso podem substituir a opinião de um profissional de saúde. Nossa equipe de escritores e especialistas faz todos os esforços para fornecer informações de qualidade. No entanto, o Canal Vie não pode ser responsabilizado se o conteúdo de um arquivo se mostrar incompleto ou obsoleto. Lembramos que é altamente recomendável consultar um médico se você acha que está sofrendo de um problema de saúde.

 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close