O que é

O que é Plânula

Como são, como se formam e o que fazem as plânulas

Plânula é uma larva do filo dos cnidários. Essa larva é ciliada e tem uma forma parecida com um pera. No ciclo de vida típico de um cnidário, as medusas masculinas e femininas desovam livremente no mar, onde ocorre a fertilização e se desenvolve uma plânula.

Nem todos os animais do filo dos cnidários produzem as plânulas, mas nas classes que a produzem, quando os zigotos masculino e feminino se fecundam há a formação de uma blástula que vai evoluir para uma gástrula e depois formar uma uma plânula. Observe a primeira imagem dessa página. Depois disso ocorre uma metamorfose.

As plânulas são larvas ciliadas que ao se olhar em um microscópio em nada parece com uma água-viva ou pólipo, mas uma metamorfose vai ocorrer e tudo isso vai mudar.

Antes da plânula sofrer metamorfose, ela poderá se fixar em um substrato, onde se metamorfoseia em um pólipo jovem que receberá o nome de cifístoma.

O pólipo primário produz pólipos adicionais assexuadamente, por brotamento, gemulação ou algum outro processo, para formar um clone ou uma colônia.

Depois disso esses polipos se desenvolveram estróbilos, que são como colônias amontoadas umas sobre as outras que ao serem liberados receberam o nome de éfiras, que são como um cnidário jovem com forma medusoide.

Na imagem abaixo você pode ver o ciclo de vida dos cifozoários. Note que as plânulas serão formadas depois formadas depois da fecundação. Então plânulas só podem ser formadas através de reprodução sexuada.

plânula éfira cifozoários

No momento apropriado, determinado talvez pelo tamanho da colônia ou pelas condições ambientais, as medusas são produzidas assexuadamente ( na classe dos cubozoários, cada pólipo se metamorfoseia em uma medusa). Eles são liberados para assumir uma existência pelágica e o ciclo começa de novo.

Todo esse ciclo de vida dos cnidários, passando pelas plânulas até a formação de novas medusas, é chamada de metagênese ou alternância de gerações.

Leitura Sugerida

Referências bibliográficas

Plânula metamorfose – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar