Bioma Pampas ou campos

O Bioma Pampas ou Campos Sulinos, também conhecido como Campos Gerais, é constituído por vastas colinas que se estendem pelo Rio Grande do Sul e avançam até parte do Uruguai e da Argentina. É uma região de intensivas culturas agropecuárias. Com uma biodiversidade menor se compararmos com a Floresta Amazônica ou Mata Atlântica, caracteriza-se por ter as maiores variações climáticas entre os Biomas Brasileiros. Olha aí um resumo com vídeo aí em baixo. Vale a pena ver.

Nesse bioma prevalece o clima subtropical, com média anual de temperatura de 18 °C. As temperaturas são mais elevadas no verão, amenas na primavera e no outono e baixas no inverno, incluindo a ocorrência de geadas. Os índices pluvio-métricos variam de 600 a 1 200 mm por ano, e as chuvas são mais freqüentes na porção leste do bioma, próximo do litoral, onde se formam áreas alagadas chamadas de banhados.

Característico da região é o minuano, vento frio e intenso que se origina das regiões polares e atinge o estado do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, especialmente durante a passagem das frentes frias de outono e inverno.

Vegetação e biodiversidade

Nos Campos Sulinos, predominam as plantas de pequeno porte – ervas e capins -, com a presença esparsa de árvores e arbustos. Estudos recentes permitiram identificar mais de 3 mil espécies de planta na porção brasileira do bioma, entre elas 50 espécies de forrageiras.

Campos sulinos

A fauna é composta de mamíferos terrestres – como graxaim-do-campo, veados, tatus e gato-palheiro -, além de numerosas espécies de anfíbios, répteis e aves – como quero–quero, joão-de-barro e ema. Veja, na próxima página, alguns exemplos de espécies que vivem na região.

Nos Campos Sulinos, foram identificadas mais de 400 espécies de capim, entre elas o barba-de-bode, que mistura seu tom dourado ao verde das gramíneas. A noivinha-do-rabo-preto é uma das aves do bioma ameaçadas de extinção. O graxaim-do-campo é alvo dos criadores de ovelhas, por ser acusado de caçá-las. Característico dos campos sulinos, o zorrilho emite cheiro desagradável quando acuado. O cisne-de-pescoço-preto é uma das espécies que habitam os banhados. Maior ave brasileira, a ema vive no Pampa e em outros biomas do país. A maria-mole, ou maria-faceira, é um dos arbustos sulinos. O gato-palheiro também está ameaçado de extinção.

Depois de te ver a aula Bioma Pampas ou campos, veja a aula Os principais ecossistemas brasileiros. Nessa aula foi vai aprender a conceitar o que é um ecossistema, diferenciá-lo dos biomas e ver os ecossistemas mais comuns no Brasil.

Ameaças ao bioma Campos Sulinos

Bioma Pampas ou campos

Os Campos Sulinos já perderam cerca de 54% de sua cobertura vegetal original. O relevo plano e o domínio de vegetação gramínea favorecem a criação de gado, introduzida na região desde o tempo do Brasil colonial.

Inicialmente, o gado foi criado solto, em extensões de terra chamadas de vacarias. O gado solto se reproduzia espontaneamente e se dispersava pelo Pampa, dando origem à variedade de gado semi selvagem conhecida por chimarrão. Criado solto ou não, o gado está relacionado à origem dos problemas ambientais nesse bioma. O excesso de pastagem promoveu a erosão do solo, favorecendo também a invasão por plantas exóticas.

Mais recentemente, a agricultura intensiva de milho, soja e arroz – também tem contribuído para a degradação do bioma. O empobrecimento dos solos e a contaminação das águas por fertilizantes são alguns dos problemas resultantes dessa atividade. A intensa exploração dos recursos hídricos para irrigação das plantações originou a desertificação de algumas áreas desse bioma.

Resumo de Bioma Pampas ou campos

  • também recebe os nomes de Campos, Campos Sulinos ou ainda Campos Gerais
  • Localize no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai
  • Clima Subtropical com grandes variações de temperaturas durante as diferentes estações do ano
  • Cerca de 54% da vegetação original foi substuída pela agropecuária.

Agora só falta você dizer o que achou da aula Bioma Pampas ou campos. Deixe seu cometário aqui no Planeta Biologia

Fonte: para viver juntos, de João Batista Aguiar – Editora SM

https://www.youtube.com/watch?v=hN3K5uagwT8

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
88 Slides profissionais  de  Biologia e Ciências

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close