Papilomavírus humano (HPV) – Causas, sintomas, tratamento – Fotos e vídeos

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que causa infecções da pele e membranas mucosas (as paredes das superfícies do corpo que estão em contato com ambiente). É transmitido de uma pessoa para outra por contato com a pele, incluindo contato sexual. Para entender melhor esse assunto, veja um vídeo antes e depois continue com a leitura.

Existem mais de 100 tipos de HPV e é provável que eles tenham ação em diferentes partes do corpo. Alguns tipos de HPV podem causar verrugas (como verrugas genitais ou verrugas plantares) e outros podem causar câncer (como câncer do colo do útero ou anal).

A infecção por HPV é uma das mais comuns Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Canadá e em todo o mundo. Pelo menos 70% dos homens e mulheres que fazem sexo serão infectados pelo HPV pelo menos uma vez na vida e cerca de 3 a 9 milhões de canadenses estão infectados pelo HPV.

Os diferentes tipos de HPV são classificados como de baixo risco ou alto risco, dependendo de sua associação com o câncer. Tipos de “baixo risco” raramente causam câncer. “Alto risco” tipos estão associados a uma maior probabilidade de ocorrência de câncer, mas eles não levam necessariamente ao câncer.

Esses diferentes tipos de HPV podem causar uma variedade de condições, incluindo:

  • verrugas cutâneas – estas infecções também são chamadas de verrugas vulgares, verrugas plantares ou verrugas planas. Eles são causados ​​por tipos de vírus de baixo risco. Verrugas podem aparecer em seus braços, seu rosto, seus pés, suas mãos e suas pernas em qualquer idade, mas mais comumente durante a infância;
  • verrugas genitais – tipos de HPV 6 e 11 causam a maioria dos casos de verrugas genitais; são dois tipos de vírus que representam um baixo risco;
  • displasia cervical – HPV pode causar lesões anormais no colo do útero – isso é chamado de displasia cervical. Estas lesões são consideradas pré-cancerosas (não são células cancerosas, mas podem eventualmente ser transformadas em células cancerígenas). A infecção por HPV geralmente desaparece sozinha, mas a displasia cervical deve ser tratada porque pode levar ao câncer do colo do útero;
  • Câncer Cervical – Os tipos 16 e 18 do HPV são vírus de alto risco e causam cerca de 70% de todos os cânceres cervicais. Tipos 16 e 18 também foram associados com câncer de pênis e câncer anal.

hpv

O HPV pode causar infecções e lesões em outras partes do corpo, como o trato respiratório superior.

A maioria das infecções causadas pelo vírus geralmente não tem consequências para a saúde, embora possam ser problemáticas. Mas, como as infecções por HPV podem levar ao câncer do colo do útero e a outros tipos de câncer, elas são preocupantes.

Causas

condiloma acuminado

O HPV entra no corpo, geralmente através de danos na pele, e depois infecta as células que formam as diferentes camadas da pele. O vírus se replica ou se multiplica no corpo. Pode levar semanas, meses e até anos entre o momento da infecção pelo HPV e o surgimento das lesões. Muitas pessoas podem até não saber que estão infectadas pelo vírus.

O HPV é transmitido através do contato com a pele. As infecções que causam verrugas na pele (por exemplo, verrugas plantares ou verrugas comuns) podem ser adquiridas através de um corte, mas o risco de transmissão é baixo. Andar descalço em áreas públicas, como uma academia ou piscina, pode ser um fator de risco para infecção com os tipos de HPV que causam verrugas.

Infecções por HPV que causam verrugas genitais são altamente contagiosas e geralmente são contraídas durante a atividade sexual com uma pessoa infectada.

Pode ser um beijo ou um toque na pele de uma área infectada (por exemplo, escroto, vagina, vulva, ânus), bem como a relação sexual. Embora a probabilidade de transmissão do HPV seja maior quando as lesões ou verrugas são visíveis, a transmissão é possível mesmo na ausência de verrugas visíveis.

Uma mãe com infecção por HPV também pode transmitir o vírus para o bebê durante o parto.

Entre os fatores de risco para a infecção pelo HPV estão:

  • idade – crianças e adultos jovens são mais propensos a ter verrugas comuns e verrugas planas. As verrugas genitais geralmente ocorrem em adolescentes e adultos jovens;
  • o número de parceiros sexuais – quanto mais parceiros sexuais uma pessoa tiver, maior o risco de ter uma infecção por HPV genital;
  • o sistema imunológico – pessoas imunocomprometidas (por exemplo, portadoras de HIV / AIDS, receptores de transplantes de órgãos ou pessoas tomando drogas imunossupressoras) têm fatores de risco que os predispõem mais à infecção genital. HPV.

Sintomas e Complicações do HPV

A maioria das infecções passam despercebidas porque não causam sintomas. Uma pessoa pode contrair o vírus a qualquer momento, e esse germe pode permanecer no corpo por semanas, anos e até mesmo durante o resto de sua vida sem se manifestar como sintomas de infecção.

Os sintomas que se manifestarão variam de acordo com o tipo de infecção desencadeada pelo HPV:

  • As verrugas comuns são crescimentos indolores e firmes com uma superfície áspera. Aparecem nos joelhos, no rosto, nos dedos e ao redor das unhas;
  • verrugas planas são verrugas pequenas e suaves que aparecem em grupos nas costas da mão, face ou pernas;
  • As verrugas plantares são aquelas que aparecem na sola do pé. Eles podem ser dolorosos porque estão localizados em uma parte do pé que carrega o peso do corpo;
  • verrugas filiformes se projetam ao redor dos olhos, face e pescoço;
  • As verrugas genitais são pequenas lesões planas ou de couve-flor. Eles são encontrados nas áreas genitais, incluindo a vagina, colo do útero, vulva, pênis, escroto e ânus. Eles geralmente são indolores, mas podem sangrar ou causar coceira ou corrimento;
  • Lesões pré-cancerosas ou displasia cervical são células anormais no colo do útero. São indolores e só podem ser detectados com um exame de Papanicolaou (exame de Papanicolaou).

Veja Também:

diagnóstico

Seu médico irá diagnosticar verrugas cutâneas ou verrugas genitais com base em um exame físico. Em algumas circunstâncias, o seu médico pode realizar uma biópsia (extração de uma pequena amostra de tecido) para diagnosticar com precisão as verrugas genitais e eliminar a presença de outras condições que também causam os sintomas.

Para diagnosticar e testar as lesões pré-cancerosas da mulher, o seu médico irá realizar um exame de Papanicolau. Este teste pode detectar lesões cervicais anormais, por isso é importante que as mulheres o façam nos intervalos prescritos, mesmo que tenham recebido a vacina contra o HPV.

As análises de DNA do HPV estão disponíveis no Canadá, mas apenas em algumas regiões. Estes testes não fazem parte de exames regulares ou esfregaços vaginais. Quando recomendado e usado em certas situações, os resultados do teste e Papanicolau são usados ​​para determinar o risco de câncer do colo do útero para uma mulher.

Tratamento e Prevenção

Não há tratamento efetivo para infecções por HPV. A maioria das infecções, no entanto, é eliminada do corpo pelo sistema imunológico sem tratamento.

Existem várias opções terapêuticas contra as verrugas. Você pode aplicar certos tratamentos em casa, enquanto outros precisam ser administrados no consultório do médico. A remoção de verrugas nem sempre elimina a infecção pelo HPV. Deve ser lembrado que as verrugas podem reaparecer após o tratamento, uma vez que o vírus pode permanecer no corpo.

As verrugas cutâneas podem ser removidas usando tratamentos sem receita, como o ácido salicílico, para remover as camadas da pele infectada. O médico também pode usar crioterapia (nitrogênio líquido) para remover a verruga, congelando-a.

A uma pode tratar verrugas genitais utilizando drogas (por exemplo. * Imiquimod, podofilotoxina, podophyllum a resina, ácido tricloroacético) ou fisicamente (por exemplo, a remoção de verrugas. Por meio de crioterapia, de extração electrocirúrgica, tratamento a laser, extração cirúrgica). Dependendo das circunstâncias e quando o diagnóstico foi feito, as células anormais da displasia cervical pode ser extraído cirurgicamente.

Existem 2 tipos de vacinas contra infecções por papilomavírus humano no Canadá. O uso de um é aprovado para meninas e moças de 9 a 45 anos e homens jovens de 9 a 26 anos.

Esta vacina confere proteção contra 2 tipos (HPV-16 e HPV-18) que respondem por aproximadamente 70% de todos os casos de câncer do colo do útero e 2 tipos (o HPV-6 e HPV-11), que representam aproximadamente 90% de todos os casos de verrugas genitais. O uso da outra vacina é permitido para meninas e mulheres jovens entre 10 e 25 anos.

Esta vacina confere proteção contra os dois tipos (HPV-16 e HPV-18) que causam aproximadamente 70% de todos os casos de câncer do colo do útero. As 2 vacinas são dadas em 3 doses injetadas durante um período de 6 meses. Para fazer bem a vacinação deve ocorrer antes que alguém comece sua vida sexual. No entanto, se você se envolver em atividade sexual, ainda poderá se beneficiar da vacinação.

Para reduzir o risco de verrugas genitais, use um preservativo regularmente. Um preservativo pode reduzir o risco de infecção por HPV, mas não fornece 100% de proteção. Um preservativo também pode oferecer proteção contra outras DSTs (por exemplo, clamídia, herpes, infecções por HIV). Uma redução no número de parceiros sexuais também pode ajudar a reduzir o risco de infecção pelo HPV.

Para reduzir o risco de verrugas na pele, como verrugas comuns ou verrugas plantares, evite andar descalço em locais públicos. Use sempre sandálias ou sapatos. Essa precaução também reduzirá o risco de espalhar a infecção para outras pessoas ou espalhá-la para outras partes do corpo.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=c0TmhMt4jRQ&feature=youtu.be
 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close