ZoologiaAulas

Filo Nematoda – classificação, reprodução, exemplos – Resumo

Veja quais as principais características e os principais exemplos de nematelmintos

O Filo Nematoda é o filo dos vermes  alongados e cilíndricos. São invertebrados, com sistema digestório incompleto, triblásticos e pseudocelomados. Veremos em detalhes todas essas características.

Alguns desses invertebrados podem causar doenças. Geralmente transmitidas por água ou alimentos contaminados.

Talvez, seu representante mais conhecido seja a lombriga. Nesta aula veremos suas principais características. Veja antes um vídeo depois continue com a leitura.

Características gerais do filo nematoda

Os nematodas, também conhecidos por nematódeos (do grego nematos = fiiameníoso; hélmins = verme) são vermes de corpo alongado, cilíndrico e fino, com extremidades afiladas.

Há cerca de 20.000 espécies conhecidas de nematodas. Há parasitas, mas a maioria tem vida livre, habitando ambientes aquáticos marinhos e de água doce. Também são encontrados em solos úmidos. Os nematodas podem ser microscópicos ou chegar a até 1 m de comprimento.

Anatomia dos nematodas

Uma novidade evolutiva dos nematodas em relação aos grupos vistos até agora é a presença do tubo digestório completo, ou seja. Esses animais apresentam, além da boca e do intestino, o ânus, por onde são eliminadas as fezes.

Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças

Na superfície do corpo dos nematodas existe uma camada externa, a cutícula, que protege o animal do atrito com as partículas do ambiente.

No caso dos parasitas, a cutícula oferece proteção contra substâncias produzidas pelos hospedeiros, como as enzimas digestivas. Veja no site uma aula completa sobre o Reino Animal.

Nematodas apresentam respiração cutânea, ou seja, as trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo.

Reprodução dos nematodas

A maioria dos nematodas é dioica {de sexos separados) e apresenta dimorfismo sexual, isto é, machos e fêmeas são diferentes entre eles.

Os nematodas se reproduzem de maneira sexuada e a fecundação é interna na fêmea.

Doenças causadas por nematodas

Existem mais de 50 espécies de nematelmintos capazes de parasitar o ser humano e provocar doenças. Vamos aprender sobre duas delas com mais detalhes: a ascaridíase e o amarelão.

Ascaridíase

O agente causador da ascaridíase é popularmente conhecido por lombriga (Ascaris lumbricoides, do latim ascaridis = verme), que mede entre 15 cm-40 cm de comprimento.

Filo Nematelmintos - características verminoses e doenças

Ancilostomose (amarelão)

ancilostomose, ou amarelão, é uma doença relativamente comum em ambientes rurais brasileiros. São dois os nematodas que podem provocar o amarelão: o ancilóstomo (Ancylostoma duodenale) e o necator (Necator americanus),sendo o primeiro mais comum.

Filo Nematoda - classificação, reprodução, exemplos - Resumo

Ciclo de vida do Ancylostoma duodenale

Alguns animais do filo nematodas microscópicos habitantes do solo são parasitas de plantas como o sorgo, uma gramínea economicamente importante, semelhante ao milho e muito usada como alimento de aves e porcos.

Os nematodas perfuram a raiz da planta e sugam seus nutrientes. Os principais nematodas parasitas do sorgo são os do gênero Tylenchorhynchus, que enfraquecem as raízes da planta.

Os representantes do gênero Pratylenchus. que causam lesões nos tecidos da raiz, matando-os e deixando o sorgo amarelado e fraco; ou ainda espécies como a Meloidogyne incógnita, que provoca o aparecimento de galhas (tecidos vegetais protetores formados ao redor do invasor, em resposta à presença de um corpo ou ser estranho, como bactérias, fungos, insetos ou nematodas).

O controle dos nemátodas pode ser feito com o uso de rotação de cultura e de aragem, já que a exposição aos raios solares reduz bastante a quantidade de nemátodas no solo. Podem ser usados plantas resistentes aos nematodas e ainda venenos específicos em áreas muito infestadas.

Saúde e cidadania

O estudo das verminoses evidencia um ponto importante sobre a saúde das pessoas: algumas das formas de prevenção das doenças, que incluem medidas de saneamento básico como tratamento de esgoto, fornecimento de água potável tratada, fiscalização de criadouros e matadouros de animais para consumo na alimentação humana e também as formas de tratamento, com acesso garantido aos postos de saúde e aos hospitais públicos, são responsabilidade dos governos.

Como cidadãos, temos direito às medidas de prevenção e de manutenção da saúde, bem como aos tratamentos adequados em cada caso. É nosso dever cobrar dos governos que esses serviços sejam oferecidos a toda a população e que tenham qualidade.

Se você é professor ou vai apresentar algum trabalho sobre o filo dos nematodas olhe o slide abaixo. Essa apresentação pode te ajudar muito.

Leitura sugerida

Bibliografia

  • Brito, G. G. et al. Xiphinema americanum Cobb, 1913 (Dorylaimida: Longidoridae): espécie-praga quarentenária para o Brasil. Cienc. Rural vol.35 no.1 Santa Maria Jan./Feb. 2005.
  • Nematologia Brasileira. Publicação oficial da Sociedade Brasileira de Nematologia, Piracicaba, 1974-2013
  • Sociedade Brasileira de Nematologia, site oficial – Link

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você