AnatomiaAulasFisiologia

Uretra feminina e uretra masculina: função e anatomia

Veja o que é, as semelhanças e diferenças da uretra feminina e masculina

A uretra é um dos tubos do sistema urinário, tem a função de conduzir a urina da bexiga para o exterior do corpo. Uretra feminina e uretra masculina tem algumas semelhanças e diferenças. A principal delas está relacionada ao tamanho e aos tipos de fluidos conduzidos.

A uretra feminina termina na vulva e apresenta um tamanho menor que a uretra masculina, que pode transportar urina e sêmen, termina na glande do pênis,

Principais características: anatomia e função

A uretra é um tubo fibromuscular que transporta a urina da bexiga para o exterior. Difere em estrutura e função em machos e fêmeas. Essa estrutura também pode ser chamada de tubo uretral.

No homem, o tubo tem cerca de 20 centímetros de comprimento e também transporta fluido seminal durante a ejaculação.

A uretra feminina é muito mais curta, cerca de 4 centímetros. A estrutura histológica também difere entre as uretras masculinas e femininas.

O revestimento epitelial da uretra feminina muda de epitélio de transição na extremidade da bexiga para epitélio escamoso pavimentoso não queratinizado distalmente.

O revestimento epitelial da uretra masculina muda de epitélio de transição na extremidade da bexiga para epitélio pseudo estratificado através da uretra prostática, membranosa e a maioria da uretra peniana, eventualmente mudando para epitélio escamoso estratificado não queratinizante distalmente.

A lâmina própria da uretra masculina e feminina é vascular, mas o homem é muito mais vascular com seu extenso corpo esponjoso.

O que é a uretra feminina?

A uretra feminina é uma parte do sistema renal. Os rins, os ureteres e a bexiga também fazem parte desse sistema.

O sistema renal é responsável pela produção, armazenamento e eliminação de resíduos líquidos na forma de urina.

Ela transporta a urina armazenada na bexiga para fora do corpo. Como está intimamente ligada aos órgãos reprodutivos, a anatomia do tubo uretral é diferente entre homens e mulheres.

Anatomia e função da uretra feminina

A uretra feminina começa na parte inferior da bexiga. Estende-se para baixo, através da área muscular do assoalho pélvico.

Antes de atingir a abertura uretral, a urina passa pelo esfíncter uretral. Esta é uma estrutura muscular que ajuda a reter a urina dentro do corpo até que ela seja liberada.

O tubo uretral se abre para o vestíbulo, a área entre os pequenos lábios. A abertura uretral fica logo em frente à abertura vaginal.

É ainda revestida por uma camada de células chamada epitélio. As glândulas nessa região produzem muco. Esse muco ajuda a proteger o epitélio contra danos causados ​​pela urina corrosiva.

A uretra feminina é significativamente mais curta que a masculina. Isso significa que as mulheres geralmente têm um risco maior de desenvolver infecções do trato urinário (ITU) .

 Uretra masculina

A uretra masculina conecta a bexiga ao pênis. Quando a bexiga fica cheia, a urina flui pela e deixa o corpo no meato uretral, localizado na ponta do pênis.

O tubo uretral é mais do que apenas um ducto urinário; também serve como canal para sêmen e esperma durante atos sexuais.

Enquanto a urina e o sêmen viajam pela uretra, o tubo não é o único responsável pela movimentação de líquidos.

O esfíncter uretral controla a micção voluntária e involuntária. Esse grupo de músculos inclui os músculos do esfíncter interno e externo do tubo uretral. O músculo bulbo-esponjoso do pênis desempenha um papel ativo na ejaculação.

A uretra masculina é composta por quatro segmentos principais. A pré-prostática corre na frente da próstata, enquanto a uretra prostática percorre essa glândula.

A uretra membranosa viaja através do esfíncter uretral externo, enquanto o tubo uretral esponjoso viaja pelo comprimento do pênis e termina no meato na ponta do órgão sexual.

Contextualizando

O sistema excretor humano é o responsável por filtrar o sangue nos rins, em estruturas chamadas de néfrons. Os néfrons, por sua vez, formarão a urina que será eliminada pelos ductos urinários.

Dos rins, a urina recém formada vai ser transportada pelos ureteres para a bexiga, que é o local onde será armazenada.

A etapa final desse processo será a eliminação da urina pelo corpo. A estrutura do sistema renal que vai fazer isso é justamente a uretra.

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • Michael J. Timmons, Robert B. TallitschAnatomia Humana – 6.ed.: Coleção Martini Por Frederic H. Martini, – Link

Trechos parcialmente traduzidos de:

Redação Planeta Biologia

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo