Filo Platelmintos – os vermes achatados

Os Filo dos Platelmintos são representados pelos vermes achatados. Entre seus principais representantes estão a planária, a tenia e o schistossoma. É um filo que provoca várias doenças em animais inclusive em humanos. Por isso, é assunto sempre presente em Enem e vestibulares do país. Vamos à aula no slide abaixo e logo depois voltamos.

Se você está com alguma dúvida da aula Filo Platelmintos – os vermes achatados, deixe seu comentário que sempre respondemos a todas as dúvidas.

Veja a aula sobre o Reino Animal 

 Características Gerais dos Platelmintos

São vermes de corpos achatados, triblásticos, não possuem celoma, ou seja, são acelomados, sua simetria é bilateral, pois o corpo é igual no lado esquerdo e direito, e não possuem protostômio.

O sistema nervoso é ganglionar, ou seja, há o início da formação do encéfalo. É também nos platelmintos em que aparece o primeiro sistema excretor, porém ainda de forma bastante rudimentar.

São animais que vivem em ambiente aquático, tanto em água doce quanto em água salgada.

Fisiologia

Os vermes achatados possuem sistema digestório incompleto ou ausente. No sistema digestório incompleto o alimento digerido sai pelo mesmo lugar que entra, isso que caracteriza um sistema digestório incompleto.

Esses animais não possuem um sistema respiratório nem circulatório. Portanto, as trocas gasosas  e absorção de nutrientes ocorre por difusão.

É nos platelmintos em que aparece pela primeiro vez o sistema excretor que realiza suas funções através das células flamas e solenócitos.

Podem ser animais monoicos ou dioicos. Há tantos animais de sexo separados quanto animais hermafroditas.

Reprodução

A reprodução dos platelmintos pode ser tanto sexuada quanto assexuada.

Na reprodução sexuada ocorre troca de material genético enquanto na reprodução assexuada não. A reprodução assexuada foi exaustivamente estudada nas planárias e são muitos utilizadas como exemplos neste tipo de reprodução. A reprodução assexuada mais comum nas planárias ocorre por regeneração, quanto uma planária é partida em dois  estes pedaços se regeneram em dois animais.Filo Platelmintos - os vermes achatados

Classificação

Os Filo Platelmintos se divide em três classes principais: os Tubelários, Trematódeos e Cestódeos 

Vamos as características principais de uma dessas classes.

Classe dos Tubelários

Tem como principal representante a planária e a lesma do mar. São os únicos animais desse filo que possuem vida livre e não são parasitas.

Classe dos Trematódeos

É a classe do Schistossoma mansoni, causador da esquitosomose. São parasitas. Os animais são dioicos e possuem um ciclo de vida com um animal vetor que é o caramujo Biomphalaria sp (planorbídeos) que é seu hospedeirointermediário. A ocorrência desse parasitismo está relacionado a precariedade do saneamento básico.

Entenda o ciclo da esquitossomose

Platelmintos - Esquitossomose

Classe dos Cestódeos

E dos agentes causadores da solitária ou teníase  e  da cisticercose. Todas essas verminoses são causadas pelas espécies Taenia saginata e Taenia soliumSão animais monoicos, ou seja, hermafroditas.  E o seu ciclo de vida se dá com vários animais, entre eles, o gado, ser humano e porco.

Veja na imagem o ciclo de vida da Tenia solium 

ciclo de vida da solitaria

 Filo Platelmintos – os vermes achatados: considerações finais

Os platelmintos podem ser considerado um sucesso evolutivo, pois apesar de sua estrutura frágil, esses animais estão distribuídos por todo o globo terrestre, nos mais variados ambientes aquáticos. Em relação as doenças, são indicativos de saneamento básico, pois em regiões precarizadas sua ocorrência tende a ser maior. Veja a aula Doenças causadas por platelmintos aqui no site e aprofunde seus conhecimentos.

Para uma melhor experiência da aula Filo Platelmintos – os vermes achatados, veja o slide no topo desta página. No slide você encontrará muitas imagens para melhor ilustrar o entendimento sobre os platelmintos.

Não esqueça de dizer o que achou da aula. Deixe também suas sugestões.

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

9 thoughts on “Filo Platelmintos – os vermes achatados”

  1. Trabalho de última hora, me salvou de um zero só passei aqui pra agradecer. Usei os slides para apresentação do seminário e minha professora adorou.

  2. Gostei muinto da aula foram bem sintetcos e objectivos na abordagem. Estou a preparar um teste e com essaa neste conteudo mi sinto pronta para realizar o teste.

  3. chamam-me Rosário Artur Sapalo; gosto tanto de biologia e química porque é a minha opção. gostei bastante da aula e aprendí continuam sempre brigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Baixar Material
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close