CitologiaAulasBioquímica

Estruturas Celulares e Organelas citoplasmáticas

Veja quais são as organelas citoplasmáticas e suas funções

São as organelas citoplasmáticas que organizam e mantêm todo o funcionamento de uma célula. É  como se fossem os órgãos das células.

As organelas produzem proteínas, hormônios, energia, digerem substâncias permitem entrada e saída de outras substâncias só para citar alguns exemplos.

Entender como funcionam as organelas citoplasmáticas, é fundamental para entender o funcionamento dos seres vivos e suas características.

Assim o entendimento das organelas celulares e suas funções tornam-se de grande importância para a compreensão dos fenômenos celulares. Veja logo abaixo dois vídeos e um slide Vamos à aula e logo volto com comentários.

Vídeo 1: membrana plasmática, citoplasma, citoesqueleto, complexo golgiense

Vídeo 2: Lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias cloroplastos e centríolos

Antes de definir as organelas celulares separadamente, tenha em mente que elas são “máquinas celulares” responsáveis por funções bem definidas dentro da célula e algumas delas são formadas por membranas muito similares a membrana plasmática.

Há aqui uma controvérsia sobre o que é organela e o que não é. Alguns biólogos consideram organelas apenas aquelas que tem membranas. Há outros biólogos que dão maior ênfase a parte funcional.

Para citar um exemplo, os ribossomos não são estruturas membranosas. Por isso, alguns autores podem não considerar os ribossomos como uma organela.

Nós do Planeta Biologia vamos considerar os ribossomos como organelas. Logo damos mais importância a parte funcional do que a presença ou não de uma membrana.

Principais estruturas e organelas citoplasmáticas

Entre as principais organelas citoplasmáticas podemos citar:

As organelas celulares interagem umas com as outras e o funcionamento da célula depende dessas ações combinadas das organelas.

Células animais e células vegetais compartilham algumas organelas comuns e também contêm diferentes organelas. A imagem abaixo são de células animais e vegetais típicas exibem as características celulares junto com suas organelas.

Organelas citoplasmáticas: a fábrica orgânica

Membrana Plasmática ou membrana celular

A membrana plasmática é uma estrutura encontrada em todos os seres vivos e é fundamental para o funcionamento celular,

A membrana é esta estrutura que controla a entrada e saída de substâncias das células como água, sais minerais, proteínas e diversos outros produtos e subprodutos produzidos pelas células ou que entram nela.

É formada por uma bicamada de lipídeos. Nessa camada estão também glicoproteínas e lipoproteínas.

Membrana celular

Veja uma aula completa sobre membrana celular

Citoplasma

O citoplasma não é uma organela propriamente dita. É uma solução aquosa rica em nutrientes onde as organelas estão imersas. É no citoplasma que acontecem boa parte das reações celulares.

Mitocôndrias

É a usina de energia das células, são as responsáveis por transformar açúcar principalmente, mas também gorduras e proteínas em uma molécula que pode ser usada por todas as células, o ATP. Esta molécula é usada para fazer as mais diversas atividades como produzir proteínas, realizar movimentos, divisão celular e tantas outras funções realizadas pelas células.

partes de uma mitocondria

Esta é uma organela com dupla membrana. A membrana interna é altamente dobrada para formar cristas na matriz. Existem ribossomos, grânulos de fosfato e uma molécula circular de DNA na matriz.

Isso pode ser visto apenas no microscópio eletrônico. A mitocôndria é a “usina de força” da célula.

Ribossomos

Os ribossomos são as organelas que produzem as proteínas e estão presentes em todos os seres vivos. Os ribossomos são os responsáveis por “ler” o código que está no RNA.

Cada sequência de RNA possui uma informação específica e assim são produzidas todos os tipos de proteínas para as mais diversas funções.

O ribossomo consiste em duas partes: uma “subunidade grande” e uma “subunidade pequena”. Essas unidades são compostas de proteínas e RNA ribossômico (rRNA).

Eles não são organelas ligadas à membrana. O ribossomo pode ser ligado ao RE ou livremente embutido no citoplasma. Isto pode ser visto apenas através de um microscópio eletrônico. Os ribossomos leem o RNA mensageiro (mRNA) e são o local da síntese proteica (tradução) em todas as células vivas.

Ribossomo-é-composto-por-duas-subunidades
Imagem ilustrando as duas subunidades que formam os ribossomos

Veja também: Função das organelas celulares

Núcleo

Presente apenas nas células eucariontes. Nem todas as células possuem núcleo. Sua função principal está em proteger um molécula fundamental para a vida: o DNA.

A duplicação e transcrição do DNA ocorre no núcleo e este pode ter duas forma básicas. Quando o DNA está desenrolado, frouxo, damos o nome de cromatina. Quando o DNA começa a se enrolar, ficar denso, chamamos de cromossomos.

O núcleo é a maior organela da célula, envolvida por um envelope de duas membranas. É a unidade controladora da célula. Há poros na membrana conhecidos como poros nucleares. Em seu interior existe um nucléolo.

Quase todas as células vivas contêm um núcleo. Algumas células eucariontes podem eliminar o núcleo de suas estruturas, como no caso das hemácias, que fazem isso para ganhar mais espaço interno e assim carregar mais hemoglobina.

Todas as funções celulares são controladas pelo núcleo. Contém os cromossomos e o número de cromossomos é variado de acordo com o tipo de espécie.

Normalmente, uma célula humana contém 46 cromossomos (23 pares). O material genético (DNA) ou genes são transportados por esses cromossomos.

Os genes controlam todas as atividades da célula, determinando o tipo específico de proteína que a célula pode produzir. O núcleo fornece a base da replicação e reprodução celular por divisão nuclear. E o nucléolo está principalmente envolvido na produção de ribossomos.

Nucleo celular

Veja aqui no site uma aula sobre o Núcleo Celular

Retículo Endoplasmático RE

O RE é uma estrutura de sacos achatada e ligada à membrana que forma tubos e folhas. Esses sacos são conhecidos como cisternas.

Está continuamente conectado com a membrana externa do envelope nuclear. Existem dois tipos de RE. Quando os ribossomos estão ligados ao RER, é conhecido como retículo endoplasmático rugoso (RER) e, quando não há ribossomos, são chamados de retículo endoplasmático liso (REL).

Retículo endoplasmático rugoso Retículo endoplasmáticoliso

O RER está envolvido na produção de proteínas, no dobramento de proteínas e no controle de qualidade. O REL está envolvido com a síntese de esteroides e lipídios.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos em sua superfície, por isso também produzem proteínas, além de glicoproteínas e lipoproteínas.

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

O retículo endoplasmático liso não possui ribossomos, por isso é chamado de liso. Tem como uma de suas principais funções a produção de lipídeos, hormônios e também atuam na desintoxicação celular.

Complexo Golgiense

Está relacionado ao acabamento proteico, e também produz vesículas de secreção.  O lisossomos são produzidos por estas organelas citoplasmáticas.

Empacotamento proteíco

O complexo de Golgiense é um grupo de sacos achatados formado por membrana, conhecidos como cisternas e vesículas que se interpõem entre as cisternas da própria organela  e da membrana plasmática.

É um sistema de transporte dentro da célula envolvido no transporte de materiais celulares como proteínas do RE.

Lisossomos

Lisossomos são os responsáveis pela digestão intracelular. Toda molécula estranha que passa para o interior da célula pode ser digerido pelos ácidos no interior das membranas dos lisossomos.

Vacúolo digestivo

Um lisossomo é uma estrutura esférica ligada à membrana única que contém enzimas digestivas em seu citoplasma. Está envolvida na digestão ou decomposição de organelas antigas, proteínas mal dobradas, partículas fagocitadas e outras moléculas indesejadas.

Peroxissomos

São organelas que assim como os lisossomos, também fazem catalase celular. Em seu interior há rica concentração de enzimas e água oxigenada, daí vem o nome peroxissomo.

peróxido de hidrogênio

Contém a enzima catalase, que ajuda a decompor o peróxido de hidrogênio através de uma reação de decomposição. O peróxido de hidrogênio é um composto tóxico que produz espécies reativas de oxigênio, que danificam a célula. Catalase se decompõe em água e oxigênio:

2H22 –>  2H2O + O 2

Centríolos

São estruturas microtubulares que tem sua ação na divisão celular. Durante este processo, os centríolos ligam seus microtúbulos aos cromossomos, separando as cromátides irmãs e ou puxando-as para cantos opostos das células.

fibras do fuso

Aprofunde neste assunto na Aula Divisão Celular

Organelas de células Vegetais

Cloroplastos

O cloroplastos é uma organela dupla ligada à membrana, contendo uma substância semelhante a gel conhecida como “estroma”. A membrana interna forma um sistema membranoso de lamela e tilacoides.

palstídeos

Tilacoides são empilhados em estruturas chamadas grana (plural de ‘granum’). Tilacoides são pequenos discos da membrana na qual as reações dependentes da luz da fotossíntese se realizam.

Empilhados em grana, a forma dos tilacoides permite uma ótima área de superfície, maximizando a quantidade de fotossíntese que pode acontecer.

Os grana são conectados uns aos outros por meio de lamelas, ou membrana que conecta o grana. As lamelas também participam do fotossistema 1 estágio da fotossíntese. Todas as partes dentro do cloroplasto são cercadas por uma suspensão líquida chamada estroma.

Vacúolo

Trata-se de uma única membrana ligada e tendo seiva contendo uma solução concentrada de pigmentos, ácidos, sais, enzimas, minerais e açúcares. O vacúolo armazena os produtos residuais da célula e contribui para a pressão osmótica na célula.

E aí? Já sabe dizer quais são as organelas celulares?

Leitura Sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

Artigos relacionados

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo